Mundo

Robô da Nasa captura imagem impressionante da paisagem de Marte

nasa_marte____foto_nasa-599x400 Robô da Nasa captura imagem impressionante da paisagem de Marte

Imagem foi feita pelo robô Curiosity (Foto: Reprodução/Nasa)

O robô Rover Curiosity Mars da NASA capturou um impressionante novo mosaico que revela os tons dramáticos e coloridos da luz da manhã e da tarde na superfície de Marte.

O explorador robótico usou suas câmeras de navegação em preto e branco para tirar fotos panorâmicas do Marker Band Valley em 8 de abril antes de deixar o local. Um panorama foi obtido às 9h20, enquanto o outro foi obtido às 15h40, ambos no horário local de Marte.

Os panoramas em preto e branco capturaram o quão diferente a paisagem parece em dois momentos diferentes do dia, e a cor foi adicionada no pós-processamento por uma equipe da NASA. A luz azul significa a manhã, enquanto a luz amarela indica a tarde.

A imagem é semelhante a outro cartão postal tirado pelo Curiosity em novembro de 2021.

“Qualquer um que já esteve em um parque nacional sabe que a cena parece diferente de manhã do que à tarde”, disse o engenheiro do Curiosity Doug Ellison, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia, em um comunicado. “Capturar duas horas do dia fornece sombras escuras porque a iluminação vem da esquerda e da direita, como você pode ter em um palco – mas, em vez das luzes do palco, estamos contando com o Sol.”

Ellison, que atua como líder da equipe de exploração de Marte nas câmeras do rover, elaborou o plano para o Curiosity tirar os panoramas e processar as imagens para criar o novo mosaico.

O Curiosity tem explorado o sopé do Monte Sharp de 5 quilômetros de altura, no centro da Cratera Gale, desde que pousou em 2012. Na imagem, Marker Band Valley pode ser visto além dos rastros do Rover, onde o robô explorador descobriu inesperadamente evidências de um lago antigo .

As sombras são mais pronunciadas na imagem porque os panoramas foram obtidos durante o inverno na Cratera Gale, quando a poeira transportada pelo ar está mais próxima da superfície.

“As sombras de Marte ficam mais nítidas e profundas quando há pouca poeira e mais suaves quando há muita poeira”, disse Ellison.

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar