Política

Paraibano, Cabo Gilberto assina pedido de impeachment de Lula; presidente é acusado de relação com o grupo ‘Foro de São Paulo’

101772635-mariz-pa-brasilia-16-01-2023-luiz-inacio-lula-da-silva-posse-banco-do-brasil-posse-d-599x400 Paraibano, Cabo Gilberto assina pedido de impeachment de Lula; presidente é acusado de relação com o grupo ‘Foro de São Paulo’

Presidente Lula (Foto: Reprodução)

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL) foi um dos parlamentares que assinaram um pedido de impeachment do presidente Lula (PT). No pedido, é relatado que o presidente tem agido contra o estado democrático de direito, vem cometendo uma série de irregularidades e estaria mantendo “relação constante e ininterrupta com grupos terroristas”. O pedido, o segundo contra o presidente, será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas). Veja aqui o pedido na íntegra.

Como visto pelo ClickPB, os assinantes do pedido de impeachment também relatam que as ações e declarações de Lula comprometem a “nossa segurança e a manutenção da nossa democracia”. Em outra parte dos pedidos, eles falam em uma relação de Lula com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), grupo responsável por ataques contra o governo colombiano desde 1964.

“É público e notório que o atual presidente vem reiteradamente cometendo uma série de ilegalidades contra o Estado Democrático de Direito – um atentado flagrante à soberania nacional, à existência da União e à prevalência dos direitos humanos nas relações que regem o Brasil no âmbito internacional, com destaque para envolvimento do Brasil no Foro de São Paulo, na Comunidade de Estados Latinoamericanos Y Caribenhos – CELAC e, ainda, por sua relação constante e ininterrupta com grupos terroristas. As declarações e ações do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometem a nossa segurança e a manutenção da nossa democracia”, diz parte do pedido de impeachment que o ClickPB verificou.

O pedido de impeachment também traz o que seria uma relação “profunda” entre Lula e o Foro São Paulo, uma organização que reúne partidos e lideranças de esquerda na América Latina. É relatado que o Foro teria acesso livre e direto à agenda de Lula.

Como provas para os crimes apontados ao presidente Lula, o pedido de impeachment traz links de matérias publicadas em sites.

“Que seja o atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva seja processado e condenado por crime de responsabilidade pelo Senado Federal, com perda do cargo e inabilitação por oito anos para o exercício da função pública (art. 52, caput e parágrafo único) e por violação dos seguintes dispositivos: art. 1º, I e III; art. 4º, II e VIII; Art.5º, XVII, XLIII; art.17, II, c/c §4ª; art. 85, I, III, IV da Constituição Federal; Art. 5º da lei nº 1.079/1950; e art. 5º, art. 28. e art. 31, da lei nº 9.096/1995”, pede o grupo que assinou o documento, como visto pelo ClickPB.

 

ClickPB
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar