Mundo

Temperatura média do Ártico sobe 10ºC e derrete camada de gelo em ilha na Groenlândia; FOTO

20230705-nareslandgreenland-599x400 Temperatura média do Ártico sobe 10ºC e derrete camada de gelo em ilha na Groenlândia; FOTO

Derretimento do gelo na Groenlândia entre 29 de junho e 3 de julho (Foto: União Europeia, Copernicus Sentinel-2)

A alta da temperatura que atingiu o mundo nos últimos dias, levando ao dia mais quente já registrado no planeta, também deixou sua marca na Região Ártica. Na Groenlândia, ilhas de neve e gelo derreteram com o calor.

Imagens da Ilha de Nares, no norte do país, feitas pelo satélite Sentinel-2 entre os dias 29 de junho e 3 de julho, mostram que a camada de neve da ilha derreteu em apenas 4 dias, deixando expostas as calotas de gelo.

O derretimento é consequência da alta de temperatura na região. Com a onda de calor, a temperatura do ar ficou cerca de 10ºC acima da média esperada para o período.

Dados da União Europeia mostram que a Região Ártica está passando por uma onda significante de calor, com temperaturas subindo mais rápido que a média global.

3 de julho de 2023, dia mais quente já registrado

temperatura-media-global-3-de-julho Temperatura média do Ártico sobe 10ºC e derrete camada de gelo em ilha na Groenlândia; FOTO

A segunda-feira, 3 de julho de 2023, foi o dia mais quente da história já registrado numa escala global, de acordo com dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, que são ligados à administração Oceânica e Atmosférica Nacional do país (NOAA).

Na data, a temperatura média global atingiu a marca de 17,01°C, ultrapassando o recorde anterior de agosto de 2016, que era de 16,92°C, enquanto ondas de calor castigavam diversas partes do Hemisfério Norte.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar