Brasil

Mauro Cid cita 25 mil dólares em dinheiro para entregar a Bolsonaro e ‘medo’ de usar sistema bancário

100786114-mariz-pa-brasilia-10-10-2022-jair-bolsonaro-palacio-do-alvorada-eleicoes-2022-candid-599x400 Mauro Cid cita 25 mil dólares em dinheiro para entregar a Bolsonaro e 'medo' de usar sistema bancário

Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Em áudio obtido durante investigação da Polícia Federal (PF), o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cid diz que seu pai, Mauro Lourena Cid, estaria em posse de US$ 25 mil que supostamente pertenciam ao ex-presidente e que deveriam ser entregues em espécie para evitar movimentações em contas bancárias.

No áudio, enviado para Marcelo Câmara, então assessor de Bolsonaro, Cid diz: “Tem 25 mil dólares com meu pai. Eu estava vendo o que era melhor fazer com esse dinheiro, levar em ‘cash’ aí. Meu pai estava querendo inclusive ir aí falar com o presidente […] E aí ele poderia levar. Entregaria em mãos. Mas também pode depositar na conta […]. Eu acho que quanto menos movimentação em conta, melhor né?”

Em resposta, Camara reforçou o receio de utilizar o sistema bancário e disse: “Melhor trazer em cachê”.

Venda de presentes do governo federal

No mesmo áudio, Cid também fala para Marcelo Camara sobre a tentativa de vender duas esculturas douradas, recebidas pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) como presente ao governo federal, no encerramento do Seminário Empresarial da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira na cidade de Manama, no Reino do Bahrein, em novembro de 2021.

Ele teria levado os objetos no mesmo avião em que viajou para Orlando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 30 de dezembro do ano passado, na véspera do fim de seu mandato.

Cid relata que estava tendo dificuldades em vender as esculturas, pois elas não teriam o valor esperado. Ele diz: “Aquelas duas peças que eu trouxe do Brasil: aquele navio e aquela árvore; elas não são de ouro. Elas têm partes de ouro, mas não são todas de ouro […] Então eu não estou conseguindo vender. Tem um cara aqui que pediu para dar uma olhada mais detalhada para ver o quanto pode ofertar […] eu preciso deixar a peça lá […] para ele poder dar o orçamento. Então eu vou fazer isso, vou deixar a peça com ele hoje.”

A operação iniciada pela PF nesta sexta-feira (11), que teve como alvo Mauro Cid e seu pai, investiga a “utilização da estrutura do Estado brasileiro para desviar e vender bens de alto valor patrimonial entregues de presente por autoridades estrangeiras em missões oficiais”.

Joias sauditas à venda em leilão

Ainda no áudio, Cid cita um “kit”. Ele se refere a um dos estojos de joias recebidos pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, após viagem a Arábia Saudita em 2021. O estojo também foi colocado à venda por US$ 120 mil em um site de leilão dos Estados Unidos em fevereiro deste ano.

Segundo a investigação da PF, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) só foi capaz de devolver as joias ao Estado brasileiro no fim de março, após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), pois elas não haviam sido arrematadas ainda.

A PF aponta que o kit de joias masculinas, composto por uma caneta, um anel, um par de abotoaduras, um rosário árabe (masbaha) e um relógio, e chamado de “kit ouro rosé”, foi levado por Cid no mesmo avião em que viajou para Orlando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 30 de dezembro do ano passado, na véspera do fim de seu mandato.

Segundo a PF, “o kit foi submetido a leilão, mas não foi arrematado, não sendo vendido por circunstâncias alheias à vontade dos investigados”.

A investigação também mostra que Mauro Cid, junto a outros aliados do ex-presidente, organizaram uma “operação de resgate” para que as joias fossem encaminhadas para a cidade de Orlando, na Flórida, onde Bolsonaro residia no momento, depois que a imprensa brasileira passou a noticiar a existência das joias dadas pela Arábia Saudita.

Após a decisão do Tribunal de Contas da União, que definiu que o kit de joias sauditas deveria ser entregue em uma agência da Caixa Econômica Federal, os itens foram enviados ao Brasil e devolvidos em 24 de março deste ano.

A CNN tenta contato com as defesas de Mauro Lourena Cid, Mauro Cid e Jair Bolsonaro e aguarda retorno.

 

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar