Cidades

Monteiro perdeu 100% da produção da lavoura, de acordo com a Prefeitura

Acude-Serrote Monteiro perdeu 100% da produção da lavoura, de acordo com a PrefeituraQueda no volume de chuvas desde 2021 e acúmulo de perdas na produção interfere na renda dos produtores do município

Desde o segundo semestre de 2021 o município de Monteiro, no Cariri paraibano que tem o histórico de estiagem, está recebendo chuvas abaixo da média mensal, o que levou o município a investir ainda mais nas soluções hídricas especialmente para a zona rural.

De acordo com a prefeita do município, Anna Lorena, dados fornecidos pela EMPAER informam que os produtores tiveram 100% de perda na produção das lavouras, o que implica diretamente na renda dos produtores.

Diante da falta de previsões para melhorar a situação climática nos próximos meses, a Secretaria de Agricultura destaca que novas perdas devem seguir aparecendo e que a Prefeitura trabalha na assistência aos moradores do município, tendo em vista que os mananciais públicos São José e Poção estão abastecidos pela Transposição, já Serrote e Poções estão com água que foi acumulada ainda no inverno de 2022.

Ainda de acordo com o secretário de Agricultura, Erinaldo Chova, esforços não estão sendo poupados para que a zona rural seja amparada e que juntamente com a prefeita Anna Lorena, estão sendo buscadas soluções também junto ao Governo do Estado, através de liberação de recursos e outras vias que possam se tornar automáticos para auxiliar produtores em casos de emergência com este.

Com apenas dois carros pipas realizando o abastecimento na zona rural, a prefeita Anna Lorena está buscando recursos junto ao Governo do Estado e outras instâncias para que esse número de atendimentos seja ampliado.

“Estamos buscando junto ao Governo do Estado, Deputados e Senadores a viabilização de recursos para que possamos passar por este período, pois sabemos que além de Monteiro ser o maior município em extensão territorial, algumas de nossas comunidades são bem distantes e com pouca acessibilidade a água, tanto para consumo humano quanto para lavoura e animais. Temos o programa dos Carros Pipa, mas não supre toda a demanda que temos”, finaliza a prefeita Anna Lorena. Acude-Serrote Monteiro perdeu 100% da produção da lavoura, de acordo com a Prefeitura Feira-da-Saude-Ipueira-Funda-17 Monteiro perdeu 100% da produção da lavoura, de acordo com a Prefeitura

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar