Paraíba

Paraíba aplica mais de 30 mil doses no Dia D de multivacinação e vacinação contra Covid-19

vacina_dia_d-599x400 Paraíba aplica mais de 30 mil doses no Dia D de multivacinação e vacinação contra Covid-19

Das 33.471 vacinas aplicadas no dia D, 14.496 foram para as vacinas Bivalente e monovalente da Covid-19 e 18.975 foram das vacinas de rotina. (Foto: Reprodução)

A Paraíba aplicou 33.471 doses no dia D de multivacinação e vacinação contra a Covid-19, realizado neste sábado (19). O intuito da mobilização foi de ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. A ação, uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, ocorreu em 208 municípios, com 722 pontos de vacinação espalhados no estado.

Para o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o movimento do Dia D é importante para mobilizar aquela família que não consegue ir em um posto de saúde durante a semana.

Ele reforça a importância de manter a caderneta de vacinação da criança e do adolescente sempre atualizada, para que a Paraíba mantenha a cobertura das vacinas de rotina alta e evitar que agravos já erradicados voltem a circular no território. O gestor destaca também a importância do adulto de atualizar a situação vacinal contra a Covid-19 com o imunizante Bivalente, disponível em toda a rede.

“Precisamos manter as coberturas das vacinas de rotina altas para proteger nossas crianças dos agravos preveníveis. Vacina salva vidas. Por isso chamamos toda a população para comparecer a um posto de saúde no dia de hoje para avaliar a caderneta de vacinação de seu filho, ou atualizar o reforço de Covid”, pontuou.

A arquivista Carolina Brito chegou cedo no posto de saúde, em João Pessoa, para atualizar a caderneta de vacinação do filho Antônio Miguel, de 8 anos. Para ela, é importante manter a caderneta em dia, com a disponibilidade de vacinas ofertadas pelo SUS. Por este motivo, aproveitou para atualizar o seu cartão de vacinas de adulto.

“Hoje eu tomei a de febre amarela. Sempre que tem alguma vacina disponível para mim, eu tomo. E é melhor ainda quando acontece o Dia D, como eu trabalho durante a semana, não tenho muito tempo. Aí quando acontece o movimento no sábado, tenho como deixar as vacinas do meu filho, e as minhas, em dia”, observou.

Já a dona de casa Ana Cristina resolveu levar toda a família para tomar o reforço da Covid, além de levar o filho João Lucas, de 7 anos, para atualizar a caderneta de vacinação. “Acho muito importante deixar a caderneta atualizada. Eu sempre trago meu filho no tempo certo. Fui até elogiada pelo pessoal hoje”, comentou.

Das 33.471 vacinas aplicadas no dia D, 14.496 foram para as vacinas Bivalente e monovalente da Covid-19 e 18.975 foram das vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (2.394), Campina Grande (2.056), Caldas Brandão (1.502), Sousa (1.122) e Patos (1.023).

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar