Paraíba

Setor de serviços na Paraíba tem 2ª maior taxa de crescimento do país

centro_de_joao_pessoa_comercio-599x400 Setor de serviços na Paraíba tem 2ª maior taxa de crescimento do país

A Paraíba registrou ainda taxa expressiva no comparativo de junho deste ano sobre o ano passado, crescendo acima de dois dígitos (18,6%), ficando também com a terceira maior taxa do País. A média de expansão nacional foi de apenas 4,1%. (Foto: Walla Santos)

O volume de serviços na Paraíba apresentou a segunda maior taxa de crescimento do País. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba registrou expansão de 3,2% em junho sobre maio, ficando atrás apenas de Roraima (7,2%), mas com taxa bem acima da média do País (0,2%).

A Paraíba registrou ainda taxa expressiva no comparativo de junho deste ano sobre o ano passado, crescendo acima de dois dígitos (18,6%), ficando também com a terceira maior taxa do País. A média de expansão nacional foi de apenas 4,1%.

NO 1º SEMESTRE – No acumulado do primeiro semestre, a Paraíba não foi diferente, alcançando 12,8% de crescimento, segunda também maior taxa nacional, atrás apenas de Mato Grosso (14,3%). Já o País cresceu 4,7% no primeiro semestre deste ano.

COMPORTAMENTO DAS ATIVIDADES – Três das cinco atividades investigadas pela pesquisa cresceram em junho. “Entre os destaques dessa atividade estão as empresas de atividades jurídicas, as de administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade e as de engenharia. Um fator que pode explicar esse crescimento no primeiro segmento são os ganhos de causa que eventualmente ocorrem no mesmo período em várias empresas e provocam o aumento de receita”, diz o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, acrescentando que “o segundo maior impacto sobre o índice geral veio dessa atividade, que foi impulsionada pelo crescimento da receita de empresas de restaurantes e de espetáculos teatrais e musicais”, destaca o pesquisador.

Já os serviços de informação e comunicação (0,5%) ficaram no campo positivo pelo segundo mês seguido, acumulando alta de 1,3% no período. Esse resultado está relacionado ao bom desempenho das empresas de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet e de desenvolvimento e licenciamento de softwares.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE passou neste ano de 2023 por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas na sociedade.

O QUE MEDE A PESQUISA –  A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Assessoria

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar