Mundo

Três pessoas morrem após consumir ‘cogumelo da morte’ durante almoço, na Austrália

cogumelo_cicuta_verde___foto_empire_331_getty_images-599x400 Três pessoas morrem após consumir 'cogumelo da morte' durante almoço, na Austrália

Cogumelo também é conhecido como cicuta verde (Foto: Reprodução/empire 331/Getty images)

 

Três pessoas morreram por intoxicação menos de uma semana depois de um almoço de família na Austrália. A principal hipótese da investigação de homicídio é uma intoxicação por ingestão do cogumelo chapéu-da-morte, popularmente conhecido como “cicuta verde”.

Erin Patterson serviu a refeição para seus convidados em sua casa na cidade de Leongatha, no sul do estado de Victoria, em 29 de julho, segundo a polícia local.

Em poucos dias, Gail Patterson, 70, e sua irmã Heather Wilkinson, 66, morreram no hospital, seguidas pelo marido de Gail, de 70 anos, um dia depois.

O marido de Wilkinson, reverendo de 68 anos, segue internado em estado grave no hospital.

As mortes chocaram a pequena cidade. Nos últimos dias, os paroquianos da Igreja Batista de Korumburra se reuniram para orar pela recuperação de seu reverendo, que supostamente precisa de um transplante de fígado.

Juntas, as cidades de Leongatha e Korumburra abrigam pouco mais de 10 mil pessoas, conforme aponta o último censo.

Na segunda-feira (7), em uma conversa com a mídia local do lado de fora de sua casa, Erin Patterson chorou e negou qualquer irregularidade.

Em uma coletiva de imprensa, o detetive inspetor Dean Thomas, do esquadrão de homicídios da Polícia de Victoria, disse na segunda-feira que Patterson é suspeita porque ela preparou a refeição e é a única adulta no almoço que não adoeceu.

Ele disse que Erin Patterson se separou de seu marido, Simon, que perdeu os pais, mas descreveu o relacionamento deles como “amigável”.

Os dois filhos do ex-casal também estavam no almoço, acrescentou, mas fizeram uma refeição diferente e não mostraram sinais de doença.

“Temos que manter a mente aberta em relação a isso. [Ela] Pode ser inocente”, disse Thomas. “Mas, novamente, simplesmente não sabemos neste momento. Quatro pessoas aparecem e três delas falecem, com outra crítica, então temos que trabalhar nisso”. Patterson não foi acusada pelas mortes

Cogumelos “extremamente venenosos” são a principal suspeita

Os sintomas apresentados pelos convidados de Patterson são compatíveis com intoxicação por cogumelos venenosos, disse Thomas, embora os relatórios toxicológicos ainda não mostrem exatamente o que eles consumiram.

O Departamento de Saúde de Victoria emitiu um alerta sobre os cogumelos chapéu-da-morte em abril, descrevendo-os como “extremamente venenosos”. O órgão listou os  sintomas, que incluem fortes dores de estômago, náuseas, vômitos e diarreia.

“Mesmo que os sintomas iniciais desapareçam, podem ter ocorrido danos graves no fígado que podem resultar em morte”, disse o aviso.

Nativos da Europa, os cogumelos foram encontrados pela primeira vez na Austrália na década de 1960 e quase sempre crescem perto de árvores introduzidas, ou seja, carvalhos, segundo o Jardim Botânico Real de Victoria.

Não está claro de onde vieram os cogumelos consumidos no almoço em Leongatha, ou de que tipo eram. Toxinas em cogumelos chapéu-da-morte não podem ser destruídas fervendo, cozinhando, congelando ou secando e mesmo a ingestão de uma pequena porção pode levar à morte.

Quando questionada pelos repórteres sobre qual refeição ela havia preparado, Patterson não respondeu. Em vez disso, retirou-se para dentro de sua casa e pediu para que a deixassem em paz.

A polícia disse que revistou a casa de Patterson no sábado e apreendeu vários objetos para testes forenses. Relatos da mídia local sugeriram que um desidratador foi encontrado em um depósito de lixo próximo, embora a polícia não tenha elaborado itens específicos.

“Obviamente, muitos dos itens que apreendemos serão testados na esperança de lançar alguma luz sobre o que ocorreu no almoço”, disse Thomas.

Enquanto a polícia trabalha para confirmar o que os convidados de Patterson comeram, eles pedem que as pessoas fiquem longe dos cogumelos silvestres.

“Peço às pessoas da comunidade que pensem nos cogumelos que podem ter colhido em piquetes, fazendas, seja lá o que for. Por favor, pense se você deve comê-los”, disse Thomas.

“Minha sugestão é se você não os comprou em um supermercado ou algo assim, fique longe deles.”

 

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar