Mundo

A complexa operação de resgate para salvar homem preso em caverna na Turquia

WhatsApp-Image-2023-09-08-at-06.58.01-700x394 A complexa operação de resgate para salvar homem preso em caverna na Turquia

O experiente explorador Mark Dickey sofreu um sangramento no meio da expedição — Foto: Arquivo pessoal/Via BBC

Uma enorme operação de resgate foi organizada na Turquia depois que um homem americano ficou preso em um complexo de cavernas — o terceiro mais profundo do país.

Cerca de 150 trabalhadores estão atuando para resgatar Mark Dickey, de 40 anos, desde que ele ficou preso na caverna Morca, no sábado (2).

Dickey era um dos líderes de uma equipe que tentava mapear uma nova passagem na caverna quando começou a sofrer um sangramento gastrointestinal e não conseguiu mais andar.

A Federação Turca de Espeleologia disse que a operação de resgate é complexa, pois Dickey está preso a uma profundidade de 1.120 metros.

Os resgatantes conseguiram levar suprimentos médicos a Dickey, incluindo bolsas de sangue para repor o que ele perdeu no sangramento e sua condição se estabilizou.

Seu sangramento parou e ele estava conseguindo andar sem apoio, mas ainda precisará de uma maca para ser retirado da caverna, informou a federação em comunicado.

Carl Heitmeyer, amigo de Dickey e também entusiasta da espeleologia, disse à BBC que os militares turcos assumiram a operação de resgate na quinta-feira (7). Eles esperavam conseguir tirá-lo da caverna até o dia seguinte.

A noiva de Dickey, Jessica Van Ord, também fez parte da expedição. Ela permaneceu com ele enquanto ele estava mal, mas começou o caminho de retorno para sair da caverna quando sua condição melhorou — até a noite de quinta ela deve estar fora do complexo, disse Heitmeyer.

Várias equipes de resgate de outros países, incluindo a Croácia e a Hungria, voaram para a Turquia para ajudar na operação. Mas Heitmeyer alertou que qualquer ação para libertar Dickey da caverna seria extremamente difícil.

“Este resgate exigirá muitas equipes de escalada, equipes de modificação de passagem [para permitir a passagem da maca] e também cuidados médicos 24 horas por dia”, disse ele à BBC.

Segundo Heitmeyer, os militares turcos conseguiram estabelecer uma linha de comunicação com Dickey e um acampamento base foi estabelecido a cerca de 700 metros da entrada da caverna.

Dickey “parou de vomitar e pela primeira vez em dias até comeu um pouco”, disse Heitmeyer à BBC.

Quem é o homem preso na caverna na Turquia?

 

Natural de Nova Jersey, nos EUA, Mark Dickey é um espeleólogo com mais de 20 anos de experiência. Ele é instrutor da Comissão Nacional de Resgate em Cavernas dos EUA há 10 anos, onde dá aulas de resgate em cavernas.

Ele também está listado como Coordenador do Programa de Intercâmbio Internacional da comissão.

Ele participava da expedição à caverna Morca, numa parte remota do sul da Turquia, desde o final de agosto, de acordo com o Serviço Húngaro de Resgate em Cavernas, que tem ajudado na operação.

A caverna é extremamente profunda e Heitmeyer disse à BBC que pode levar cerca de oito horas para “um espeleólogo experiente que conhece bem a caverna” ir da entrada ao local onde Dickey ficou doente, um acampamento mais profundo dentro do complexo.

“Pode levar até 15 horas para alguém não familiarizado com a caverna chegar lá”, acrescentou, observando que as equipes de resgate terão que lidar com umidade e temperaturas de 4ºC a 6ºC.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar