Paraíba

Caso de malária é confirmado em cidade da Paraíba

malaria Caso de malária é confirmado em cidade da ParaíbaA Vigilância Epidemiológica do município de Conde, município do Litoral Sul da Paraíba, recebeu nesta terça-feira (5), a notificação de um caso suspeito de malária.

O paciente em questão é um homem com 50 anos de idade, de origem venezuelana, que chegou ao município vindo do estado de Roraima há aproximadamente 25 dias.

O primeiro atendimento médico ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde, onde a equipe identificou o paciente como um caso suspeito de malária. Como medida preventiva, o homem foi encaminhado ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa, para avaliações e exames médicos detalhados. Os resultados desses exames confirmaram o diagnóstico da doença.

Medidas tomadas

A Prefeitura de Conde emitiu um comunicado para tranquilizar a população, enfatizando que o município não é considerado uma área endêmica para malária, apesar de um número atípico de casos registrados em 2019.

A gestão municipal informou ainda, através de nota, que todas as providências necessárias estão sendo tomadas pelas equipes da Secretaria de Saúde, seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, incluindo as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

Um processo de investigação foi aberto a fim de identificar e monitorar pessoas que estão ou estiveram na mesma região que o homem infectado, já que a transmissão se dá através da picada de um mosquito infectado, de forma semelhante à dengue.

A diferença malária para a arbovirose é que ela é  transmitida por mosquitos do gênero Anopheles, conhecido como “mosquito prego”. Ao picar uma pessoa infectada , o vetor pode levar o protozoário causador da doença quando picar uma pessoa não infectada.

Os sintomas mais comuns da malária incluem febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. Inicialmente, os pacientes podem sentir náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar