Política

Com queda no FPM, prefeitos e deputados vão pleitear recursos a Rui Costa em João Pessoa

adriano_galdino_2019 Com queda no FPM, prefeitos e deputados vão pleitear recursos a Rui Costa em João PessoaO presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), previu, nesta sexta-feira (8), que diversas prefeituras paraibanas vão enfrentar dificuldades para pagar os salários dos servidores devido a queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, segundo Galdino, se a situação não se normalizar, a tendência e por demissões nos governos municipais.

“Em setembro a parcela do FPM já caiu 40% em relação ao mesmo mês de 2022. É uma situação insustentável. Eu acredito que esse mês diversas prefeituras não conseguirão pagar os salários dentro do mês trabalhado. Vamos ter também prefeitos demitindo contratados, comissionados e reduzindo salários de secretários. Enfim, tomando algumas medidas que possam conviver e dialogar  com a crise que estão enfrentando no momento”, enfatizou Galdino em entrevista.

Na próxima terça-feira (12), Adriano Galdino disse que irá ser reunir com Rui Costa, ministro da Casa Civil, para cobrar a recomposição dos valores do FPM como já havia garantido ao senador Veneziano Vital do Rêgo de que os recursos seriam os mesmos do ano passado. Para Galdino, essa não é uma solução para o problema, mas um alento aos gestores que em cerca de 90% dependem exclusivamente desses recursos.

“Então, se  ele recompor  esse dois FPMs, já dá para os prefeitos respirarem. Vamos cobrar dele essa sua fala e esse compromisso do Governo Federal para que isso saia da fala para a realidade. Então vamos entregar essa carta a ele e eu vou encabeçar esse movimento junto com os prefeitos e a Federação das Associações dos Municípios (FAMUP) e lideranças municipalistas para que possamos cada vez mais garantir aos prefeitos e prefeitas melhores condições financeiras  para que possam atender as demandas da população que eles representam”, assegurou.

Com Mais PB

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar