Paraíba

Dia D de vacinação contra a raiva animal acontece neste sábado na Paraíba

vacinacao_de_caes_e_gatos_-_gilberto_firmino_secomjp-599x400 Dia D de vacinação contra a raiva animal acontece neste sábado na Paraíba

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal vai até o dia 30 de outubro (Foto: Gilberto Firmino/Secom-JP)

O Dia D de vacinação contra a raiva animal acontece neste sábado (23) em toda a Paraíba. Serão disponibilizados, nos 223 municípios, postos de vacinação para cães e gatos. Conforme apurou o ClickPB, a expectativa é imunizar 881 mil animais com idade a partir dos 3 meses, sendo 574 mil cães e 207 mil gatos.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria de Estado da Saúde, Francisco de Assis Azevedo, o objetivo maior da campanha vai além de vacinar cães e gatos. Ele explica que existe uma recomendação do Ministério da Saúde de eliminar a raiva humana transmitida por essas espécies até 2030. A principal estratégia para eliminar a raiva transmitida por cães e gatos é a vacinação.

“O maior objetivo da campanha é a promoção da saúde humana e animal. Vacinando cães e gatos, teremos essas espécies animais devidamente imunizadas, e nós não teremos a raiva humana, A Paraíba está abastecida com doses da vacina e o Ministério da Saúde irá enviar mais doses na próxima semana. Recomendamos aos municípios que utilizem todas as vacinas até este sábado que na próxima semana serão reabastecidos para darem continuidade à campanha”, pontuou.

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus. No ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela transmissão do agravo são os cães e gatos. A única forma de prevenir a raiva é através da vacinação, que não tem contraindicação. Caso não seja feita a devida prevenção, a doença acomete o sistema nervoso central e evolui rapidamente, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os homens quanto para os animais. A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal vai até o dia 30 de outubro.

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar