Paraíba

Monteiro é destaque no 12º Festival Universitário de Inverno em Cuité

Monteiro-e-destaque-no-12o-Festival-Universitario-de-Inverno-em-Cuite-1 Monteiro é destaque no 12º Festival Universitário de Inverno em CuitéO município de Monteiro mais uma vez é destaque a nível Estadual ao participar do 12º Festival Universitário de Inverno do Centro de Educação em Saúde – UFCG, na cidade de Cuité, estado da Paraíba, que aconteceu nos dias 11 a 16 de setembro.

Na ocasião, no dia 13 de setembro, o município de Monteiro foi representado pelo farmacêutico Dr. Francisco Xavier, responsável pela implantação do cuidado farmacêutico no município de Monteiro e coordenador da Assistência Farmacêutica, que participou da oficina “Implantação de consultório Farmacêutico na Atenção primária (APS)”, levando a proposta de “Implantação do cuidado farmacêutico na atenção básica”aos presentes.

Segundo o Dr. Francisco Xavier Nery Guimarães, a proposta de implantação do cuidado farmacêutico na APS, visa “fortalecer a atenção básica por meio da qualificação da assistência farmacêutica, bem como da integração das práticas de cuidado farmacêutico junto a equipe multidisciplinar em saúde”.

Ele destacou ainda que, se faz necessário repensar o posicionamento da assistência farmacêutica na atenção básica, com foco na discussão ampliada de acesso, na integração com outras áreas, na aproximação com a população e conhecimentos das suas necessidades, além da corresponsabilização com o processo de cuidado ofertado aos indivíduos, famílias e comunidade. O propósito é atingir resultados mensuráveis que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas nos diversos níveis de atenção.

É importante destacar que de acordo com vários estudos na literatura, o cuidado farmacêutico proporciona a proteção e prevenção de danos à saúde, bem como contribui com a melhora significativa de resultados em saúde (clínicos, humanísticos e econômicos), colaborando com o desenvolvimento de políticas públicas no país e reduzindo a morbimortalidade relacionada ao uso de medicamentos que é uma demanda muitas vezes invisível e que onera o SUS.Monteiro-e-destaque-no-12o-Festival-Universitario-de-Inverno-em-Cuite-2 Monteiro é destaque no 12º Festival Universitário de Inverno em Cuité Monteiro-e-destaque-no-12o-Festival-Universitario-de-Inverno-em-Cuite-4 Monteiro é destaque no 12º Festival Universitário de Inverno em Cuité Monteiro-e-destaque-no-12o-Festival-Universitario-de-Inverno-em-Cuite-3 Monteiro é destaque no 12º Festival Universitário de Inverno em Cuité Monteiro-e-destaque-no-12o-Festival-Universitario-de-Inverno-em-Cuite-1 Monteiro é destaque no 12º Festival Universitário de Inverno em Cuité

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar