Mundo

Tempestade deixa mais de 5 mil mortos, 10 mil desaparecidos e cria “cidade fantasma” na Líbia

tempestade_libia-599x400 Tempestade deixa mais de 5 mil mortos, 10 mil desaparecidos e cria “cidade fantasma” na Líbia

Tempestade deixa milhares de mortos e desaparecidos na Líbia (Foto: Handout/Anadolu Agency via Getty Images)

Ao menos 5 mil 300 pessoas morreram e 10 mil estão desaparecidas após as chuvas provocadas pela tempestade Daniel causarem o rompimento de duas barragens no nordeste da Líbia, fazendo com que a água fluísse para áreas já inundadas.

“O número de mortos é enorme e cerca de 10.000 estão desaparecidos”, disse Tamer Ramadan, chefe da delegação da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) na Líbia, durante uma conferência de imprensa em Genebra, nesta terça-feira (12).

Cerca de 6.000 pessoas estão desaparecidas só na cidade de Derna, disse Othman Abduljalil, ministro da Saúde do governo apoiado pelo parlamento oriental da Líbia, à TV Almasar da Líbia.

whatsapp_image_2023-09-12_at_44407_pm Tempestade deixa mais de 5 mil mortos, 10 mil desaparecidos e cria “cidade fantasma” na Líbia

Abduljalil, ministro da Saúde do governo apoiado pelo parlamento oriental da Líbia, visitou Derna, a cidade mais atingida do país, na segunda-feira (12), descrevendo partes dela como uma “cidade fantasma”.

“A situação [em Derna] era catastrófica. Os corpos continuam espalhados em muitos lugares”, disse Abduljalil à TV Almasar da Líbia.

“Há famílias ainda presas dentro de suas casas e há vítimas sob os escombros. Presumo que as pessoas tenham sido arrastadas para o mar e amanhã (terça-feira) de manhã encontraremos muitas delas”, disse ele.

whatsapp_image_2023-09-12_at_44506_pm Tempestade deixa mais de 5 mil mortos, 10 mil desaparecidos e cria “cidade fantasma” na Líbia

Derna é apenas uma área afetada pelas inundações que varreram várias cidades no nordeste do país, na costa do Mar Mediterrâneo.

A chuva é o resultado de um sistema muito forte de baixa pressão que provocou inundações catastróficas na Grécia na semana passada e deslocou-se para o Mediterrâneo antes de se transformar num ciclone tropical conhecido como Medicane (do inglês, furacão do Mediterrâneo). O sistema climático é semelhante às tempestades tropicais e furacões no Atlântico ou aos tufões no Pacífico.

Anteriormente, a Cruz Vermelha da Líbia estimou que mais de 300 pessoas morreram em Derna, de acordo com uma publicação nas redes sociais.

Ahmed Mismari, porta-voz do Exército Nacional da Líbia (LNA), baseado no leste, disse que duas barragens ruíram sob a pressão das inundações.

“Como consequência, três pontes foram destruídas. A água corrente levou bairros inteiros, acabando por depositá-los no mar”, disse ele.

O chefe da autoridade de Emergência e Ambulâncias da Líbia, Osama Aly, disse à CNN que após o rompimento da barragem “toda a água foi direcionada para uma área perto de Derna, que é uma área costeira montanhosa”.

whatsapp_image_2023-09-12_at_44605_pm Tempestade deixa mais de 5 mil mortos, 10 mil desaparecidos e cria “cidade fantasma” na Líbia

As casas nos vales foram arrastadas por fortes correntes lamacentas que transportavam veículos e detritos, acrescentou. As linhas telefônicas na cidade também caíram, complicando os esforços de resgate, disse Aly, com os trabalhadores impossibilitados de entrar em Derna devido à forte destruição.

Aly disse que as autoridades não previram a escala do desastre.

“As condições meteorológicas não foram bem estudadas, os níveis da água do mar e das chuvas [não foram estudados], as velocidades do vento, não houve evacuação de famílias que poderiam estar no caminho da tempestade e nos vales”, disse Aly.

“A Líbia não estava preparada para uma catástrofe como esta. Nunca testemunhou esse nível de catástrofe antes. Admitimos que houve deficiências, embora esta seja a primeira vez que enfrentamos esse nível de catástrofe”, disse Aly ao canal Al Hurra anteriormente.

Mismari, porta-voz do LNA, disse que as inundações afetaram várias cidades, incluindo Al-Bayda, Al-Marj, Tobruk, Takenis, Al-Bayada e Battah, bem como a costa oriental até Benghazi.

whatsapp_image_2023-09-12_at_44714_pm Tempestade deixa mais de 5 mil mortos, 10 mil desaparecidos e cria “cidade fantasma” na Líbia

‘Inundações sem precedentes’

A Líbia, um país de seis milhões de habitantes, está dividida entre facções em conflito desde 2014, após a revolta de 2011 apoiada pela Otan contra Muammar Gadhafi.

O chefe do governo apoiado pelo parlamento oriental da Líbia, Osama Hamad, descreveu a situação como “catastrófica e sem precedentes”, de acordo com um relatório da organização de notícias estatal Agência de Notícias da Líbia (LANA).

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram carros submersos, prédios desabados e torrentes de água correndo pelas ruas.

Hospitais na cidade oriental de Bayda foram evacuados após graves inundações causadas por chuvas causadas por uma forte tempestade, conforme mostraram vídeos compartilhados pelo Centro Médico de Bayda no Facebook.

“As Nações Unidas na Líbia acompanham de perto a emergência causada pelas condições meteorológicas severas na região oriental do país”, disse a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia numa publicação no X, anteriormente chamado de Twitter.

Vários países enviaram as suas condolências e ofereceram ajuda à Líbia enquanto as equipas de resgate lutam para encontrar sobreviventes sob os escombros e escombros.

Aviões turcos que entregam ajuda humanitária chegaram à Líbia, segundo a Autoridade de Gestão de Emergências da Turquia (AFAD) nesta terça-feira (12).

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o país enviaria 168 equipes de busca e resgate e ajuda humanitária para Benghazi, segundo a agência de notícias estatal Anadoulu Agency na terça-feira.

A Embaixada dos EUA na Líbia disse no X, que estava em “contato próximo com as Nações Unidas e com as autoridades na Líbia para determinar a rapidez com que podemos levar a assistência onde é mais necessária”.

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Zayed Al Nahyan, ordenou o envio de ajuda e equipes de busca e resgate, ao mesmo tempo que oferece suas condolências às pessoas afetadas pela catástrofe, informou a agência de notícias estatal.

Veja também — Tempestade deixa 2 mil mortos e 10 mil desaparecidos na Líbia

CNN
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar