Mundo

Ataques em Israel: Primeiro avião para repatriação de brasileiros decola de Natal

aviao_fab_foto_jose_cruz_agencia_brasil-599x400 Ataques em Israel: Primeiro avião para repatriação de brasileiros decola de Natal

A aeronave, modelo KC-30, com capacidade par 238 passageiros, irá até Roma, na Itália, e aguardará coordenação do Ministério das Relações Exteriores. (Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo)

O governo federal informou que o primeiro avião para repatriação de brasileiros que estão em Israel decolou da Base Aérea de Natal neste domingo (8). A aeronave, modelo KC-30, com capacidade par 238 passageiros, irá até Roma, na Itália, e aguardará coordenação do Ministério das Relações Exteriores.

Ao menos 500 brasileiros entraram em contato com a embaixada brasileira em Israel para conseguir orientações, de acordo com fontes do governo brasileiro, após os ataques do grupo islâmico Hamas, classificado pelos Estados Unidos e pela União Europeia como grupo terrorista.

Não há informações sobre a quantidade de pessoas que desejam retornar ao Brasil. A maioria dos que procuraram a representação é de turistas.

O governo deve preparar até a manhã de segunda-feira (9) uma lista com aqueles que desejam retornar ao país. A Aeronáutica tem seis aviões destinados à operação de repatriação.

Conforme o Comando da Aeronáutica, a primeira decolagem de repatriação deve ser feita na segunda (9) ou terça-feira (10), dependendo da coordenação do Ministério das Relações Exteriores. O voo sairá do aeroporto de Tel Aviv.

Há outro KC-30 destinado para a missão e mais quatro aviões, dois de cada modelo: KC-390, com capacidade para 80 passageiros, e o VC2, cedido pela Presidência da República, com capacidade para 40 passageiros.

Conforme informou o Itamaraty, são estimados 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. Na Faixa de Gaza vivem 30 brasileiros, e outros 60 são estimados pelas autoridades em localidades na zona de conflito.

O gabinete de segurança de Israel declarou oficialmente estado de guerra, de acordo com a assessoria de imprensa do governo neste domingo (8). Mais de 600 pessoas morreram até o momento pelos confrontos entre israelenses e palestinos.

Três brasileiros estão desaparecidos

Ao menos três brasileiros estão desaparecidos em Israel depois dos ataques do grupo islâmico Hamas.

Eles estavam em um festival de música na região Sul do país, que foi alvo dos primeiros ataques por parte do Hamas. Conforme a CNN apurou, há pelo menos um brasileiro ferido por causa dos conflitos.

 

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar