Brasil

Oposição vai cobrar Lula e quer que governo classifique Hamas como grupo terrorista

camara_deputados_plenario_foto_pablo_valadares-camara_dos_deputados-599x400 Oposição vai cobrar Lula e quer que governo classifique Hamas como grupo terrorista

Parlamentares vão discursar sobre o assunto no Congresso (Foto: Reprodução/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Uma série de medidas legislativas estão sendo programadas por deputados da oposição nesta semana para pressionar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a adotar uma postura mais contundente em relação aos ataques a Israel.

Parlamentares planejam fazer discursos na tribuna ao longo da semana criticando o posicionamento externado por Lula e pela diplomacia brasileira até o momento.

Eles entendem que é preciso repudiar mais fortemente a atuação do Hamas e não relativizar o que aconteceu, apontando para a postura de Israel no passado recente.

Eles pretendem solicitar que o Hamas seja considerado oficialmente um grupo terrorista. Dentre as medidas que estão sendo pensadas, está a apresentação de um requerimento para convocar o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

O Brasil só considera como terrorista os grupos que assim sejam classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que não é o caso do Hamas.

Os deputados da oposição também apoiam que seja aprovada pela Câmara uma moção de repúdio ao Hamas pelos ataques a Israel.

Como mostrou a CNN, pedidos neste sentido já foram protocolados desde sábado e há articulação para que a moção seja aprovada nesta semana.

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar