Diversas

Justiça da Paraíba condena Facebook a indenizar usuário que teve WhatsApp clonado

1644582495-brasil-tem-no-facebook-media-diaria-de-247-mil-interacoes-sobre-alegada-fraude-eleitoral-599x400 Justiça da Paraíba condena Facebook a indenizar usuário que teve WhatsApp clonado

Um estelionatário conseguiu acessar o aplicativo WhatsApp e clonou a conta do usuário (Foto: Reprodução)

A Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão do Juízo da 9ª Vara Cível da Capital que condenou o Facebook, dono do WhatsApp, a indenizar um usuário que teve o aplicativo de mensagens clonado por estelionatários. Conforme visto pelo ClickPB, o valor da indenização, por danos morais, foi de R$ 5 mil. Da decisão ainda cabe recurso. O caso teve a relatoria da desembargadora Fátima Maranhão.

De acordo com o processo, um estelionatário conseguiu acessar o aplicativo WhatsApp e clonou a conta do usuário, passando a pedir ajuda financeira às pessoas cujos telefones constavam da sua lista de contatos. Uma das vítimas foi a sua mãe, que transferiu a quantia de R$ 3.641,20 para a conta corrente de uma terceira pessoa.

O Facebook alegou que não detém ingerência alguma sobre o aplicativo, o qual seria de propriedade de outra pessoa jurídica, sediada nos Estados Unidos. Contudo, a relatora do processo ressaltou que a jurisprudência dos tribunais superiores já reconheceu que o Facebook é parte legítima para, no Brasil, representar os interesses do WhatsApp.

“Importante destacar que fraudes como a de que cuidam os autos ocorrem com crescente frequência, sendo certo que o provedor de aplicativo de mensagens, ao disponibilizar seu produto aos consumidores, propagando a segurança de sua utilização, deve também responder pelos riscos que lhe são inerentes, notadamente porque aufere lucros com sua atividade empresarial, devendo, por isso mesmo, incidir a teoria do risco-proveito”, frisou a relatora do caso, Fátima Maranhão, negando provimento ao recurso.

 

ClickPB

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar