Paraíba

Paraíba realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS no Sertão

bariatrica_sertao-599x400 Paraíba realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS no Sertão

O procedimento foi feito por videolaparoscopia. (Foto: Reprodução)

Foi realizado o primeiro procedimento de cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na região do Sertão da Paraíba. A primeira cirurgia bariátrica aconteceu no Hospital Regional de Sousa. O procedimento foi feito por videolaparoscopia.

Conforme apurou o ClickPB, o procedimento faz parte do Programa Opera Paraíba, gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde. O programa foi criado pelo Governo da Paraíba para reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas.

A cirurgia bariátrica foi realizada neste domingo (5) no município de Sousa, no Hospital Regional. O médico-cirurgião José Pires coordenou a equipe de intervenção ao paciente. Por meio do sistema videolaparoscopia foi conduzido o procedimento na unidade de saúde.

“Esse dia tão importante na medicina sertaneja, estamos fazendo história. É o início da videolaparoscopia avançada dos SUS no sertão paraibano. E hoje, abrimos com a bariátrica totalmente por videolaparoscopia aqui no Hospital Regional de Sousa, sendo entregue uma medicina de qualidade”, José Pires.

Opera Paraíba já realizou mais de 25 mil cirurgias de várias especialidades, com objetivo de zerar a fila de espera por cirurgias eletivas em todas as regiões do estado.

Para ser atendido no Programa Opera Paraíba, o usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes conforme a localização para o hospital regional mais próximo.

Outra opção é por meio da internet, onde o interessado deverá acessar a página do Opera Paraíba, preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela Central de Regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante que atenda seu município de residência.

 

Ingreson Derze

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar