Mundo

Presidente do Egito concordou em abrir passagem de Rafah para 20 caminhões, diz Biden

WhatsApp-Image-2023-11-18-at-07.56.36 Presidente do Egito concordou em abrir passagem de Rafah para 20 caminhões, diz Biden

Palestinos com dupla cidadania esperam do lado de fora da fronteira de Rafah com o Egito na esperança de obter permissão para deixar Gaza, em 17 de outubro de 2023 — Foto: Ibraheem Abu Mustafa/Reuter

Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos (EAU) teriam oferecido ao Egito cooperação militar e econômica em troca da abertura da passagem de Rafah para a saída de cidadãos estrangeiros da Faixa de Gaza.

A informação consta em um dos telegramas enviados pela embaixada brasileira em Israel às autoridades brasileiras obtido pela GloboNews via Lei de Acesso à Informação (LAI).

No dia 16 de outubro, um dos telegramas citava as tratativas entre EUA e EAU com o governo do Egito para a abertura da fronteira.

“De acordo com fontes locais consultadas e interlocutores do posto, os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos continuam pressionando o presidente al-Sisi para abrir a passagem de Rafah e aceitar o ingresso de residentes de Gaza com cidadania estrangeira no território egípcio. Em contrapartida, estariam oferecendo financiamento, doações e cooperação, nos setores econômico e militar”, diz o telegrama.

O documento de quase 300 páginas traz relatos do embaixador Frederico Salomão Duque Estrada Meyer e do diplomata Fábio Moreira Farias entre os dias 7 de outubro e 10 de novembro.

Em 8 de novembro, a embaixada brasileira em Israel relatou em um telegrama que mantinha contato por telefone ou grupo de WhatsApp com “cerca de três dezenas” de brasileiros residentes em Gaza.

O grupo de brasileiros, com 32 pessoas, só deixou a Faixa de Gaza mais de um mês após o telegrama.

No dia 12 de novembro, 22 brasileiros, 7 palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM, documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no Brasil) e 3 palestinos familiares próximos atravessaram a passagem de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito.

Ao todo, sete grupos de estrangeiros de diversas nacionalidades que viviam na Faixa de Gaza cruzaram a passagem. Os EUA são o país com o maior número de cidadãos resgatados da área de conflito, somando 1.267.

Nenhum cidadão dos Emirados Árabes constava nas listas de estrangeiros que deixaram Gaza até a última atualização desta reportagem.

151023-mapa-rafahcidade Presidente do Egito concordou em abrir passagem de Rafah para 20 caminhões, diz Biden

Infográfico mostra limites entre Faixa de Gaza, Rafah, Israel e Egito. — Foto: Editoria de arte/g1

O telegrama que citou os cerca de 30 brasileiros pela primeira vez também indica que eles informaram a embaixada que “o exército israelense difundiu mensagens ameaçadoras em redes sociais, advertindo os residentes a deixarem suas casas imediatamente e procurarem abrigos”.

“Alguns brasileiros, acompanhados de famílias com crianças, afirmam que os bombardeios são intensos e [aconteceram] próximos a suas casas, e acreditam que aumentarão nas próximas horas, razão pela qual pedem auxílio urgente do governo brasileiro para facilitar sua evacuação pela fronteira com o Egito (Rafah)”, diz o telegrama.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar