Esportes

Guilherme Caribé bate recorde de Cielo nas 100 jardas nos EUA

WhatsApp-Image-2024-03-31-at-08.53.54-600x400 Guilherme Caribé bate recorde de Cielo nas 100 jardas nos EUA

Guilherme Caribé — Foto: Satiro Sodré/CBDA

O brasileiro Guilherme Caribé, de 21 anos, quebrou, na noite deste sábado, o recorde brasileiro das 100 jardas, que era do campeão olímpico Cesar Cielo desde 2008. Na final do NCAA, maior campeonato universitário dos Estados Unidos, o velocista marcou o tempo de 40s55 para ficar com a medalha de prata no torneio, superando a marca anterior de Cielo que era de 40s92.

 

Nos Estados Unidos, os torneios universitários são muito importantes e contam com a participação de vários atletas da seleção americana e de outros países. O vencedor da prova, por exemplo, foi o canadense Josh Liendo, que tem quatro medalhas em Campeonatos Mundiais. Essas provas, porém, são disputadas em piscinas de jardas, uma unidade de distância diferente da utilizada nas Olimpíadas, que é em metro. Portanto, uma prova de 100 jardas, como a do Caribé, tem 91 metros.

Caribé estuda na Universidade do Tennessee desde o ano passado e, ali, faz sua preparação para as Olimpíadas de Paris. Ele já tem o índice para os 100m livre, mas precisará nadar a seletiva, em maio, para confirmar a vaga. O nadador baiano é o atual campeão dos Jogos Pan-Americanos na distância dos 100m livre, e ainda levou outros dois ouros na competição, disputada no ano passado: nos revezamentos 4x100m livre masculino e 4x100m livre misto.

 

 

Globo Esporte 

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar