Mundo

Deputados dos EUA podem votar nesta quarta-feira em processo de expulsão do brasileiro George Santos

george-santos-2-599x400 Deputados dos EUA podem votar nesta quarta-feira em processo de expulsão do brasileiro George Santos

George Santos, deputado que mentiu e se tornou alvo de acusações nos EUA (Foto: Reprodução)

Os legisladores da Câmara de Deputados dos Estados Unidos podem votar nesta quarta-feira (1º) no processo de expulsão de George Santos, um político de origem brasileira. Santos é do Partido Republicano, que controla a Casa. Se ele for expulso, o partido fica mais perto de perder a maioria dos assentos.

O item está na pauta dos deputados, mas há uma movimentação para adiar a votação até o dia 17 de novembro, quando o comitê de ética da Câmara deverá fazer uma recomendação sobre o caso.

Na história dos EUA, cinco deputados foram expulsos pelos colegas da Câmara, e três deles perderam o mandato por terem combatido os EUA na Guerra Civil do país, entre 1861 e 1865. Caso Santos seja expulso, ele será o primeiro a deixar a Câmara antes mesmo de uma condenação judicial –por enquanto, ele foi acusado, mas ainda não há nenhuma decisão da Justiça.

George Santos inventou diversas histórias durante a sua campanha eleitoral, em 2020. No fim do mês passado, ele foi formalmente acusado na Justiça de 23 crimes. Entre essas acusações, estão as seguintes:

  • Lavagem de dinheiro para usar verba da campanha em gastos pessoais.
  • Ter recebido ilegalmente dinheiro de seguro desemprego.
  • Ter cobrado dinheiro do cartão de crédito de doadores de campanha sem o consentimento deles.

Santos afirma que é inocente. Esse é o segundo processo criminal que Santos enfrenta na Justiça dos EUA. Em maio, ele foi acusado de fraude e lavagem de dinheiro. Ele pagou uma fiança US$ 500 mil para não ser preso enquanto aguarda a tramitação do processo.

Na Câmara, foi Anthony D’Esposito, um colega de partido de Santos, que apresentou, na última quinta-feira, uma proposta para expulsar Santos do Congresso.

“George Santos não está apto a servir a seus eleitores como deputado dos Estados Unidos”, disse o D’Esposito.

Para ser aprovada, de dois terços dos deputados (290 votos) precisam votar na medida. Deputados do Partido Democrata pediram diversas vezes para que Santos fosse expulso, e mais de dez republicanos fizeram o mesmo.

Filho de brasileiros

Santos é filho de brasileiros. Ele foi eleito por um distrito que inclui partes da cidade de Nova York e subúrbios. Os escândalos começaram logo depois de sua eleição, em novembro de 2022, primeiro enfrentando acusações de que forjou grande parte de seu currículo e, em seguida, as acusações criminais.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar