Mundo

Menino palestino morre com desnutrição grave e em meio a falta de remédios em Gaza

WhatsApp-Image-2024-03-10-at-08.06.26 Menino palestino morre com desnutrição grave e em meio a falta de remédios em Gaza

Yazan al-Kafarneh, menino de dez anos que morreu de desnutrição severa em Gaza. — Foto: AFP

Um menino palestino de dez anos morreu na última segunda-feira (4) de desnutrição grave e cuidados de saúde insuficientes, em meio ao cenário de falta de remédios e de comida em Gaza.

Uma foto mostra Yazan al-Kafarneh, que tinha uma doença pré-existente, deitado em uma cama de hospital na clínica Al-Awda em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

A entrega de medicamentos e itens de ajuda humanitária tem se tornado cada vez mais urgente na região.

A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, iniciada em outubro de 2023, completou cinco meses na quinta-feira (7) e já deslocou a maior parte dos habitantes de Gaza, além de causar uma escassez aguda de alimentos, água e medicamentos.

O conflito teve início quando homens armados pelo Hamas atacaram Israel, matando pelo menos 1.200 pessoas e fazendo 253 reféns. Os terroristas ainda mantêm cerca de 130 reféns em Gaza, acredita Israel.

Do lado palestino, mais de 30 mil pessoas morreram desde o início da ofensiva israelense, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas.

Início do Ramadã

O governo de Israel deu o prazo até domingo (10), início do Ramadã — período sagrado para os muçulmanos —, para o Hamas libertar todos os reféns ainda detidos em Gaza. Caso contrário, alertou o ex-ministro da Defesa Benny Gantz, membro do gabinete de guerra de Israel, o país lançará uma ofensiva contra a cidade palestina de Rafah.

A advertência foi feita há duas semanas. Foi a primeira vez que Israel informou que suas tropas poderão entrar na cidade ao sul da Faixa de Gaza, onde estão refugiados cerca de 1,5 milhões de palestinos.

 G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar