Queda do WhatsApp derruba vendas de loja que depende do app na PB: ‘semana pode começar com muito prejuízo’
As três redes sociais mais utilizadas para comunicação e negócios ao redor do mundo começaram a sofrer instabilidade desde o início da tarde desta segunda-feira (4). Com o problema técnico, negócios que dependem da conexão das redes para vender produtos e serviços estão no prejuízo.
O WhatsApp, o Instagram e o Facebook estão completamente fora do ar. Os aplicativos não funcionam nem na versão para celular, nem pelo computador. Em João Pessoa, funcionários de uma loja de cosméticos no bairro dos Bancários viram as entregas estagnarem desde a queda da conexão.
Cristiano atendeu o telefone já comentando sobre os prejuízos. Ele contou que a loja física está no mercado há 8 anos e por três deles as redes sociais vêm sendo preparadas como um dos principais canais de venda. De acordo com o gerente, o uso de Instagram para divulgação e WhatsApp para atendimento ao cliente corresponde a um terço das vendas do dia a dia.
“Caso a instabilidade dure até o fim do dia, a semana pode começar com muito prejuízo”, disse Cristiano.
WhatsApp fora do ar: erro que aparece ao acessar o site nesta segunda-feira (4) — Foto: Reprodução
A loja estima um prejuízo de cerca de 15 vendas só nas primeiras duas horas de queda nos aplicativos. Entre as funcionárias, duas gastam a maior parte do dia com o gerenciamento e comercialização através da internet. Na rotina, o dia começa com imagens e valores dos produtos sendo publicadas. A comunicação com os clientes começa cedo, principalmente através do Whatsapp. As ofertadas são enviadas e os pedidos são negociados a distância.
De acordo com o Down Detector, site que monitora o funcionamento de plataformas e aplicativos, o problema teve início às 12h20 de hoje, com um pico de quase 30 mil reclamações.
Em comunicado oficial em sua conta no Twitter, o WhatsApp informou, às 13h16, que está trabalhando para resolver o problema e agradeceu a paciência dos usuários.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível. Obrigado pela sua paciência!”, alegaram em nota.
G1PB