Técnicos do Estado e da Integração Nacional farão visita às obras da transposição
Técnicos em recursos hídricos do Governo do Estado e do Ministério da Integração Nacional realizarão uma visita técnica às obras da transposição do rio São Francisco nestas quinta (7) e sexta-feira (8). O objetivo é avaliar o andamento das construções no Eixo-Leste, que têm 217 quilômetros de extensão e vai da cidade de Floresta, em Pernambuco, até o município de Monteiro, no cariri paraibano.
Em Pernambuco, a água captada pelo canal de aproximação no lago de Itaparica será levada por duas estações de bombeamento até os reservatórios Braúnas e Mandantes. Na sequência, o transporte será feito por mais quatro estações, passando por canais, reservatórios e um túnel, até chegar ao açude Poções, na Paraíba.
“Soubemos que nesse trajeto, das seis estruturas que compõem o empreendimento, três já estão prontas e as demais em execução. Uma delas inclusive já estaria com avanço de 98% dos trabalhos. Mas queremos ver isso de perto, conversando com os engenheiros e vendo a melhor forma de nos prepararmos para receber essas águas”, comentou o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes da Silva.
A caravana organizada pela Aesa terá especialistas em recursos hídricos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), além de representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual de Campina Grande (UECG), Comitês de Bacias Hidrográficas, políticos e líderes comunitários.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água a mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados – Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e, de acordo com o Ministério da Integração, o andamento das obras nos dois eixos já ultrapassa os 86%.