Na manhã desta sexta-feira (20) pesquisadores de João Pessoa acompanhado do Professor e Historiador Jorgimar Ventura, visitaram o Distrito de Santa Maria em São João do Tigre no Cariri paraibano.
Em contato com a redação do PIPOCO, o Historiador Jorgimar Ventura, nos informou que objetivo dos pesquisadores foi conhecer a manifestação cultural-religiosa, conhecida como Incelenças, cântico de louvor aos mortos.
Essa manifestação cultural-religiosa é mantida viva através da memória coletiva de membros da Família Vitor ( Sítio Enjeitado ) sob a guarda do Mestre Cícero Moura.
As Incelenças já foram a base do trabalho do Curso de Arte e Mídia ( UEPB ) da artista popular Sandra Belê o qual deu origem ao seu mais recente trabalho intitulado ” Cantando para o Eterno “.
Mais uma vez o mundo acadêmico volta seus olhos para São João do Tigre através da nossa cultura. Durante a entrevista com Cícero Moura e integrantes da família Vitor, entre perguntas intercaladas por cantos de Incelenças foi mencionado a iniciativa de em 2018 ser produzido um documentário sobre a manutenção da Tradição das Incelenças em São João do Tigre.
Cultura se faz no dia a dia. Cultura se faz nos rincões onde o povo insiste em manter viva memórias e tradições.
O PIPOCO
Professor e Historiador Jorgimar Ventura
Imagem do filme Morte e vida Severina