Catedral de Notre Dame está em chamas
Um incêndio considerado violento na Catedral de Notre Dame, em Paris, foi registrado nesta segunda-feira, 15, segundo o jornal francês Le Figaro. As chamas ainda não foram controladas e são vistas, neste momento, no teto do templo católico, um dos mais monumentos históricos mais emblemáticos da França.
Não há ainda informações oficiais sobre as áreas mais afetadas da catedral, construída entre 1163 e 1245. Segundo o Figaro, o incêndio deu-se justamente em um momento de restauração da catedral e pode estar ligado a esses trabalhos. As chamas teriam surgido às 17h50 (12h50 em Brasília), segundo um porta-voz da Catedral.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, lamentou o “incêndio terrível pelo Twitter. “Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em vinculação com a Diocese de Paris. Convido todos a respeitar os limites de segurança.”
“Incêndio importante em curso na Notre Dames, é preciso manter a distância e restirar as pessoas da área para deixar passar os bombeiros e socorristas”, reagiu ao vice-prefeito de Paris, Emmanuel Grégoire, pelo Twitter. A polícia reiterou esse mesmo apelo, segundo o jornal Le Monde.
Ao Le Figaro, um dos comandantes das forças policiais disse que o incêndio vai durar por longo tempo. O presidente da França, Emmanuel Macron, fará um pronunciamento nos próximos minutos.
A Catedral de Notre Dame é uma das mais antigas em estilo gótico da França. Sua construção foi concluída somente no século XIII e, hoje, é considerada tanto uma façanha da arquitetura como um símbolo religioso.
Trata-se de uma das atrações turísticas de Paris, com cerca de 13 milhões de visitantes por ano. Situa-se na praça Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena.
veja