“Hoje entregamos a Monteiro este prédio que deve continuar a ser para todo o sempre a casa do MInisterio Publico para o povo desta cidade”. Essas foram palavras do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega Filho, ao inaugurar na manhã desta terça-feira (15/10) a reforma e ampliação da Promotoria de Justiça de Monteiro. Com uma área construída de 341,9 m2, a promotoria atende aos habitantes das cidades de Monteiro, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê.
A solenidade contou com a presença dos procuradores Francisco Sagres e José Raimundo de Lima, os promotores Antônio Hortencio Rocha Neto, Diogo Galvão, Antônio Barroso, Amadeus Lopes, Eduardo Mayer, Socorro Mayer e Bruno Leonardo Lins. Também participaram autoridades locais e servidores da Promotoria. O procurador-geral destacou ainda que a obra representa um marco simbólico do respeito da instituição pela população de Monteiro. “A verdadeira razão de nossa instituição é o interesse público, sobretudo na defesa dos cidadãos mais humildes”.
O promotor que coordena a Promotoria, Diogo Galvão, agradeceu pela nova promotoria e destacou que a missão do MP demanda que tenha condições materiais e físicas para prestar o serviço à população. Já o promotor Eduardo Mayer relembrou como foi obtida a área em o prédio da Promotoria está que é uma alegria conseguiu a área onde está a Promotoria e ressaltou que os promotores têm um ambiente melhor para receber as pessoas que procuram o MP.
Para o presidente da APMP, Márcio Gondim, o Cariri está em festa pela Promotoria que se completa. “O MP vem evoluindo ao longo do tempo. Que a Promotoria que se procura por infelicidade mas se acha por alegria”. A prefeita de Monteiro, Ana Lorena de Farias, disse que com a nova sede, os munícipes serão acolhidos com uma estrutura melhor.
Reforma e ampliação
A sede dispõe agora de três gabinetes para promotor, sala de reunião, cartório, sala de estagiário, auditório para 30 lugares, arquivo, recepção, copa, área de serviço e estacionamento com sete vagas. O prédio da Promotoria de Monteiro – localizado na Rua Gilverson de Araújo Cordeiro, 97, Centro – é próprio e passou por obras de reforma e ampliação para atender a atual demanda do MPPB, na região.
Nesta quarta-feira (16/10), também às 11h, será a vez da inauguração do prédio da Promotoria de Queimadas. O MPPB não tinha prédio próprio no município, tendo essa sede sido viabilizada através de um acordo com o Tribunal de Justiça da Paraíba que resultou na cessão de uso de um prédio que funcionava como residência oficial de juiz (uma construção de 243,2 m2, localizada na Rua José Braz de França, no Centro da cidade). A casa foi totalmente reformada para atender as necessidades da Promotoria de Justiça, que atende, além dos habitantes de Queimadas, também aos moradores de Fagundes.
Galeria de imagens (Crédito: Ernane Gomes)