Aulas online para estudantes da rede pública da Paraíba começam nesta segunda-feira (27)
Com a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino na Paraíba, após decreto do governador, o regime especial de aulas online começa nesta segunda-feira (27). A medida é para conter a disseminação do novo coronavírus no estado e funciona com aulas em vídeo, gravadas, disponibilizadas em plataformas virtuais.
Cem tutores foram selecionados e treinados no mês de abril para serem responsáveis pela formação dos demais professores na utilização das tecnologias educacionais para planejamento pedagógico e organização das aulas.
Durante este período serão implementadas atividades complementares que deverão ser elaborados pelos docentes, em consonância com os documentos norteadores expedidos pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT). A secretaria aguarda diretrizes nacionais sobre o aproveitamento futuro das atividades como dias letivos. O calendário do ano letivo será estabelecido com o retorno das aulas presenciais.
Ferramentas utilizadas
A Secretaria disponibilizou a plataforma online Paraíba Educa, que reúne todas as informações sobre regime especial de ensino, assim como os recursos educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o contato direto entre estudantes, professores, gestores e a secretaria.
Além da plataforma Paraíba Educa, também serão utilizados os seguintes recursos:
- Google Classroom: Trata-se de uma plataforma virtual para aulas online, que serão organizadas pelas próprias escolas. Esta ferramenta será incorporada pelas turmas devidamente matriculadas na Plataforma SABER da SEECT.
- Aplicativo Paraíba Educa: Permitirá o acesso dos estudantes e professores ao Google Classroom e à Plataforma SABER.
- Vídeo-aulas: A SEECT vai disponibilizar uma grade de programação para todas as etapas de ensino a ser exibida em canal aberto em diferentes regiões do estado.
- Redes sociais: Serão ferramenta de interação entre equipes escolares, estudantes e famílias em grupos oficiais das turmas criados por cada escola. Também serão utilizadas para o envio de roteiros de atividades estruturadas para as famílias e estudantes.
- G1