59% dos paraibanos de 60 anos ou mais de idade têm comorbidades, aponta pesquisa
Uma pesquisa sobre o Perfil das Pessoas com 60 anos ou mais, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revela que 59% dos paraibanos com 60 anos ou mais têm comorbidades. O percentual chega a ser um pouco maior se comparado a nível Brasil (58%). Os números foram divulgados nesta terça-feira (09).
Na Paraíba são 672 mil habitantes nessa faixa etária, o que corresponde a 16,7% do total populacional como o ClickPB apurou. Entre as comorbidades estão diabetes e hipertensão, consideradas fatores de riscos para aqueles que contraem a Covid-19. Apesar do percentual de pessoas com comorbidades chegar a 59%, no Nordeste, a Paraíba é o terceiro menor, ficando atrás de Pernambuco ( 56%) e do Ceará (55%).
No entanto, Pernambuco e Ceará têm, cada um mais de 1,5 milhão de pessoas acima de 60 anos de idade. O levantamento faz um comparativo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, a Pnad Covid-19 e ainda compara a dados nacionais com informações das unidades federativas.
A pesquisa ainda trouxe que 2,4% dos idosos testaram positivo para a Covid-19, um percentual menor que o nacional, e que 23% das pessoas acima de 60 anos possuem plano de saúde, embora o percentual seja menor se comparado ao Brasil (32%).
ClickPB