Cidades

Secretaria de Saúde começa ‘Operação Fumacê’ em Taperoá e mais 8 cidades

Fumacê-300x148 Secretaria de Saúde começa 'Operação Fumacê' em Taperoá e mais 8 cidades

Nove municípios paraibanos devem receber a “Operação Fumacê” no período de 9 de janeiro até 2 de fevereiro deste ano. A ação de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nas cidades de Mamanguape, Aroeiras, Soledade,Taperoá, Alagoa Grande, Esperança, Queimadas, Santa Cecília e Rio Tinto.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, a escolha dos municípios se deu por critérios técnicos. Em sete municípios a ação já começa nesta segunda-feira (9) e ocorre durante quatro semanas em cada município.

“Foram levados em consideração o índice de infestação do mosquito, os casos de óbitos em decorrência das doenças transmitidas pelo Aedes e também os casos suspeitos das doenças registrados no sistema Dengue Online”, Disse Renata.

De acordo com a SES, o calendário do fumacê nos outros municípios paraibanos será definido de acordo com o resultado do Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).O LIRAa de 2017 está previsto para acontecer nos meses de janeiro (de 30 a 03/02); abril (de 24 a 28); julho (de 03 a 07) e outubro (de 23 a 27).

O Ministério da Saúde assegurou aos municípios 60% dos recursos do teto de vigilância em saúde, para o primeiro semestre. O valor restante (40%) será repassado conforme o cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério.

O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns, além de proporcionar informações para atuação das prefeituras nas ações de prevenção e controle.

 

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo