A prefeita e candidata à reeleição em Livramento, Carmelita Ventura, conquistou com 587 votos de diferença a liderança política isolada do município. A gestora ganhou as eleições em cima do empresário Anchieta Anastácio, que nestas eleições conseguiu unir a família dos “Papé” e os “Chaves” num único palanque, mas mesmo assim não retomou a Prefeitura.
Carmelita Ventura obteve 2.617 votos contra 2.030 votos de Anchieta Anastácio.
Professora por formação e tendo entrado na vida pública no ano de 2000, a prefeita Carmelita Ventura fez história. Ganhou duas eleições como vereadora, foi secretária de saúde do município e elegeu ainda sua filha Rosa Marta como vereadora de 2008 a 2012.
Nestas eleições, a prefeita Carmelita enfrentou talvez um dos maiores desafios de sua vida pública: enfrentar as duas forças tradicionais da política de Livramento unidas. Antes adversários, a aliança dos “Papé” com os “Chaves” não foi digerida com simpatia pela maioria dos livramentenses, o que culminou com a derrota.
Carmelita Ventura tem como vice o veterinário Adriano Leite, membro de uma grande e tradicional família política em Livramento.
O PIPOCO
De Olho no Cariri