Após o gol de Neymar aos 23 minutos, a seleção brasileira passou a ter o domínio completo da partida. Neymar, Coutinho e Willian passaram a dominar os dois lados do campo, abrindo a marcação da Croácia. O time croata recuou, explorando apenas jogadas de contra-ataque. Aos 36 minutos, Tite fez mais duas mudanças no Brasil: Taisson entrou no lugar de Phillipe Coutinho e Fred no lugar de Willian. As alterações, no entanto, não diminuiu o ritmo da seleção, que permaneceu no ataque.
Até o fim da partida, a equipe brasileira manteve a posse da bola, impedindo que a Croácia oferecesse perigo à defesa. Aos 43 minutos, Roberto Firmino, numa troca de passe com Danilo, avançou pela direita e da entrada da área chutou contra o gol croata, mas a bola passou por cima. Na beira do gramado, Tite pedia que o time mantivesse a posse da bola. Aos 45 minutos, mais uma vez Roberto Firmino, após uma sobra de bola, em frente à área adversária, voltou a chutar perigosamente ao gol.
Aos 48 minutos, depois de tentar duas vezes, Roberto Firmino faz o segundo gol brasileiro, após um grande lançamento de Paulinho. A Croácia nem teve tempo de fazer a saída de bola e o jogou terminou.