O delegado Lucas Sá protocolou nesta terça-feira (22) o pedido de afastamento da Polícia Civil da Paraíba. A solicitação foi protocolada na Superintendência da PC, em João Pessoa. O pedido foi feito após ter sido rebaixado pelo governo do estado, duas vezes em poucos meses, conforme relatos de integrantes da PC.
Lucas Sá deverá se ausentar das atividades já a partir desta quarta-feira (23). Ele deve deixar a Paraíba por tempo indeterminado e retornar para o estado do Ceará.
Atualmente, Sá estava respondendo pela 7ª DD de Cabedelo, antes era adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de João Pessoa
Em 2018, o delegado comandou a Delegacia de Defraudações onde deflagrou uma caça aos estelionatários que aplicaram golpes milionários da Paraíba. Lucas Sá ficou conhecido nacionalmente após coordenar a Operação Gabaritos e Operação Cartola.
A Gabaritos desbaratou uma organização criminosa que fraudou dezenas de concursos no Brasil. A ação ficou conhecida no país. Mais de 20 pessoas foram presas.
Além disso, Lucas Sá mais recentemente comandou a Operação Cartola, que pôs fim a uma máfia no futebol paraibano e derrubou vários caciques do esporte da Paraíba. Alguns dirigentes de clubes foram banidos do futebol da PB.
A reportagem tentou contato com o delegado Lucas Sá, mas ele não respondeu às mensagens nem atendeu às ligações.