Parar com o vício do consumo de cigarros não é uma tarefa fácil, porém, uma boa notícia é que a Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Saúde oferece gratuitamente um serviço de apoio com grupos de incentivo ao abandono do vício.
O serviço é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde e coordenado pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família com o intuito de ajudar pessoas que querem parar de fumar. As reuniões acontecem quinzenalmente e incluem rodas de conversa, palestras, dinâmicas, atividades físicas e terapias.
Nos encontros são abordados diferentes conteúdos, como a história do tabaco, os primeiros dias sem cigarro, malefícios que o fumo traz para a saúde, substâncias químicas presentes no cigarro, técnicas de relaxamento e outras atividades. “Nós planejamos e executamos tarefas com dinâmicas e práticas corporais para entreter mais os participantes e tornar os encontros mais lúdicos e prazerosos, pois, um dos motivos que levam a pessoa a usar o cigarro é o stress”, explica Rafael Sena, diretor do NASF.
Em Monteiro o encerramento de mais um grupo coloca o município na linha do sucesso, pois cerca de 80% das pessoas que iniciam o tratamento conseguem se livrar do vício. Todo o trabalho é feito com uma equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos, nutricionistas, enfermeiras e auxiliares de enfermagem, entre outros.
Nas UBS todos os participantes utilizam medicamentos antitabagismo, adesivos e gomas de nicotina. O diretor do NASF ainda informa que em junho serão abertas novas vagas para compor novos grupos. Os interessados podem procurar as unidades de saúde para realizar a inscrição.
Muito emocionados e agradecendo à gestão municipal pela oportunidade, os ex-fumantes participaram de uma comemoração preparada pela equipe do NASF como forma de incentivar a caminhada sem o cigarro.
Dia Mundial Sem Tabaco
Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e comemorado anualmente em 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco serve como um alerta para todas as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.
Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do Ministério da Saúde mostram que o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil.
A nicotina é uma das substâncias que mais vicia e é a que vicia mais rápido. Ela demora de 7 a 15 segundos para chegar ao cérebro, mais rápido do que a heroína e a cocaína.