Mundo

Boris Johnson anuncia novo lockdown na Inglaterra para conter variante do coronavírus

116165082_johnson_livepagetop_reuters2020-1 Boris Johnson anuncia novo lockdown na Inglaterra para conter variante do coronavírus

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou nesta segunda-feira (4) um novo lockdown na Inglaterra, instruindo as pessoas a ficarem em casa para conter a variante mais contagiosa do coronavírus identificada recentemente.

A medida passa a valer somente a partir de terça, mas a recomendação é de que todos fiquem em casa, se possível, imediatamente.

Algumas atividades ficarão proibidas ou restritas até meados de fevereiro, prazo no qual os quatro grupo prioritários para imunização receberão a primeira dose da vacina contra a doença, segundo o primeiro-ministro.

Veja as restrições do terceiro lockdown na Inglaterra:

  • todos devem permanecer em casa, salvo exceções autorizadas.
  • escolas fecham imediatamente e migrarão para o ensino remoto de forma integral até pelo menos meados de fevereiro, provas estão suspensas.
  • lojas que vendem e entregam bebidas alcoólicas ficam fechadas até fevereiro para reduzir a socialização.

As pessoas serão autorizadas a sair de casa apenas em caso de necessidades médicas, compra de alimentos, prática de exercício físico e trabalho presencial, quando este for indispensável.

Creches continuam recebendo crianças e restaurantes poderão abrir apenas para sistema de entrega.

Instalações esportivas ao ar livre, como campos de golfe e quadras de tênis, devem fechar e a prática de esportes coletivos para amadores fica proibida, mas continua no nível profissional, como em partidas de futebol da Premier League.

“Devemos entrar em um lockdown nacional, o que será o suficiente para conter essa variante”, disse Johnson em um discurso na televisão. “Isso significa que o governo está mais uma vez instruindo você a ficar em casa.”

O primeiro-ministro disse que “as semanas que se seguem serão as mais difíceis”.

“Enquanto falo com vocês esta noite, nossos hospitais estão sob mais pressão pela Covid do que em qualquer momento desde o início da pandemia”, disse ele.
Dados do governo apontam que o Reino Unido atingiu outro recorde diário de 58.784 novos casos de coronavírus, tornando este o sétimo dia consecutivo em que ocorreram mais de 50 mil novos casos de Covid em território britânico.

A premiê escocesa Nicola Sturgeon anunciou nesta segunda que a Escócia também entraria em lockdown, e que agora é lei que todos os residentes que vivem no território escocês devem “ficar em casa”.

A Irlanda do Norte fechou escolas e o País de Gales discute que medidas de restrição irá tomar para conter a disseminação da Covid-19.

Enquanto isso, as primeiras doses da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca foram administradas no Reino Unido. Pouco mais de meio milhão de doses estão disponíveis a partir desta segunda, no que Matt Hancock, o secretário de saúde, descreveu como um “momento crucial” na luta do Reino Unido contra o coronavírus.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar