Mundo

Biden anuncia doação dos EUA de 80 milhões de vacinas para o exterior

o-presidente-dos-estados-unidos-joe-biden-discursa-28abr2021 Biden anuncia doação dos EUA de 80 milhões de vacinas para o exteriorO presidente dos Estados UnidosJoe Biden, declarou nesta segunda-feira (17) que irá enviar mais 20 milhões de doses da vacina contra Covid-19 a outros países, além das 60 milhões de doses da AstraZeneca que já havia anunciado no começo deste mês. Ao todo, serão 80 milhões de imunizantes.

Nessa remessa, estarão doses da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, a serem enviadas até o fim do junho.

Até o momento, os EUA já mandaram doses da AstraZeneca ao Canadá e ao México. Esse imunizante ainda não foi aprovado pela agência reguladora do país.

Biden disse que os EUA trabalharão com o consórcio Covax, da OMS, e outros parceiros para distribuir as doses de maneira igualitária em todo o mundo.

Ele declarou também que, nas próximas semanas, conversará com outras democracias para ampliar os esforços na mitigação da pandemia e que espera anunciar progressos até a cúpula do G7 em junho, que acontecerá no Reino Unido.

“Os EUA nunca estarão totalmente seguros até que a pandemia esteja sob controle globalmente. Nenhum oceano é largo o suficiente, nenhum muro é alto o suficiente para nos manter seguros”, declarou. “Doença e morte fora de controle em outros países pode desestabilizá-los e nos posar risco também”.

Biden planeja doar mais doses no futuro. “Os Estados Unidos continuarão a doar o estoque excedente conforme esse estoque nos for entregue, mas isso não será o suficiente”, afirmou, acrescentando que irá dialogar com outros países para aumentar a produção de imunizantes.

“Pediremos a outras nações para partilharem o custo econômico desse esforço, mas isso nos ajudará a vencer a pandemia e nos deixará a capacidade de produção para nos preparar para a próxima crise”.

Quem vai liderar essa distribuição será o coordenador da resposta à Covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients, em conjunto com o conselho de Segurança Nacional e o Departamento de Estado.

Em pronunciamento na Casa Branca, Biden adiantou que os números da vacinação no país, que serão atualizados nesta terça-feira (18), mostrarão ques 60% da população americana já recebeu ao menos uma dose da imunização.

Ele disse ainda que, pela primeira vez, desde o início da pandemia, o número de casos da doença caiu em todos os 50 estados.

(*Com informações de Kaitlan Collins, da CNN Internacional)

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar