Mundo

Ministro britânico afirma que ataque contra Houthis no Iêmen foi ‘ato de legítima defesa’

WhatsApp-Image-2024-01-12-at-07.07.50-600x400 Ministro britânico afirma que ataque contra Houthis no Iêmen foi 'ato de legítima defesa'

Míssil é disparado de navio de guerra durante operação dos Estados Unidos e do Reino Unido contra alvos Houthis, no Iêmen, em 12 de janeiro de 2024 — Foto: US Central Command/Reuters

 

Após Estados Unidos e Reino Unido atacarem alvos do grupo rebelde Houthis do Iêmen, o ministro das Forças Armadas britânicas, James Heappey, afirmou nesta sexta-feira (12) que a ação foi um “ato de legítima defesa”. De acordo com o ministro, não há planos imediatos de novos ataques.

Heappey também pontou que a missão foi um ataque isolado. “A ação foi uma resposta limitada, proporcional e isolada” e ainda afirmou que estão “atentos à necessidade de garantir que isso não cause uma escalada regional”.

 

As fortes explosões foram reportadas na capital Sanaa e em outras cidades durante a madrugada de sexta-feira (12), pelo horário local — noite de quinta-feira (11), no Brasil. A operação acontece um dia após o grupo rebelde realizar o maior ataque nas rotas comerciais do Mar Vermelho desde 19 de novembro.

Também nesta sexta, o Irã, a Rússia e o Omã condenaram o ataque conduzido pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, afirmou que os bombardeios conduzidos contra os Houthis atingiram várias cidades do Iêmen.

Mohammed Abdulsalam, porta-voz do Houthis, afirmou que o grupo continuará os ataques a navios com destino a Israel no Mar Vermelho e que a operação contra alvos do grupo é “injustificada”.

Horas após o ataque, a Rússia afirmou que solicitou uma reunião de urgência do Conselho de Segurança das Nações Unidos para discutir o bombardeio.

 

Ataques no Mar Vermelho

 

A ação conduzida pelos Estados Unidos e o Reino Unido, nesta sexta-feira, foram feitos via água e ar, com o uso de submarinos, navios e aeronaves.

Esses foram os primeiros bombardeios contra o grupo desde que os rebeldes começaram a atacar navios comerciais no Mar Vermelho, no fim de 2023.

 

Nas últimas semanas, militantes do grupo rebelde, apoiados pelo Irã, intensificaram ataques contra os navios comerciais em protesto à guerra de Israel em Gaza. Além disso, os houthis controlam boa parte do Iêmen.

 

Desde novembro, pelo menos 27 ataques conduzidos pelo grupo rebelde contra navios foram registrados na região. Em dezembro, por exemplo, um navio norueguês foi atacado por um míssil, na costa do Iêmen.

 

O grupo prometeu continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza e alertaram que atacariam navios de guerra dos EUA se o próprio grupo de milícia fosse alvo.

 

Os ataques houthis perturbaram o comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, que representa cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

 

Várias companhias de transporte marítimo suspenderam operações, preferindo o trajeto mais longo em torno da África.

 

info-mapa-suez Ministro britânico afirma que ataque contra Houthis no Iêmen foi 'ato de legítima defesa'

Mapa mostra o caminho que os navios fazem até chegar ao Canal de Suez — Foto: Kayan Albertin/g1

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar