Mundo

EUA voltam a atacar alvos do grupo rebelde Houthis na capital do Iêmen

WhatsApp-Image-2024-01-13-at-07.08.37-694x400 EUA voltam a atacar alvos do grupo rebelde Houthis na capital do Iêmen

Os houthis se tornaram uma poderosa força militar no Iêmen — Foto: REUTERS

Os Estados Unidos voltaram a atacar alvos do grupo rebelde Houthis na capital do Iêmen, Sanaa, na manhã de sábado (13), sexta-feira (12), no Brasil. O local bombardeado e controlado pelo grupo estaria colocando em risco navios comerciais no Mar Vermelho.

Desde o 19 de novembro, militantes do grupo rebelde atacam navios comerciais que passam pelo Mar Vermelho em protesto à guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos, o ataque de hoje tinha como o alvo um radar utilizado pelos Houthis para atingir as embarcações no Mar Vermelho.

 

O porta-voz dos Houthis, Mohammed Abdulsalam, afirmou à Reuters que os ataques no Iêmen, incluindo o último na base militar em Saana, não foram eficazes. De acordo com Abdusalam, os bombardeios não tiveram impacto significativo na capacidade do grupo rebelde de continuar impedido a passagem de navios pelo Mar Vermelho.

 

Este é o segundo dia seguido que as forças norte-americanas e britânica bombardeiam a região.

 

Mais cedo na sexta, o presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou as forças do país pelo primeiro ataque e disse que “não hesitará” em “ordenar outras medidas” militares se necessário.

 

Mar Vermelho e Israel

 

Desde novembro, pelo menos 28 ataques conduzidos pelo grupo rebelde contra navios foram registrados na região. Em dezembro, por exemplo, um navio norueguês foi atacado por um míssil, na costa do Iêmen.

 

O grupo prometeu continuar os ataques até que Israel interrompa o conflito em Gaza e alertaram que atacariam navios de guerra dos EUA se o próprio grupo de milícia fosse alvo.

Os ataques houthis perturbaram o comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, que representa cerca de 15% do tráfego marítimo mundial.

Várias companhias de transporte marítimo suspenderam operações, preferindo o trajeto mais longo em torno da África.

 

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar