Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, declara apoio a Lula no 1º turno
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, declarou seu voto no candidato à Presidência do PT, Luís Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (27). O anúncio ocorreu por um vídeo que repercutiu pelas redes sociais, principalmente pelas duras críticas do ex-ministro ao atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e um pedido de votos para o petista.
“Em 2018, eu alertei de que Jair Bolsonaro seria uma péssima escolha para a Presidência da República. Bolsonaro não é um homem sério, não serve para governar um país como o nosso, não está a altura, não tem dignidade para ocupar um cargo dessa relevância. Nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível, uma pessoa a ser evitada”, disse Joaquim. “É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo”, completou.
Joaquim Barbosa, que foi o relator do julgamento do mensalão, está em Paris, na França, neste exato momento, lugar onde gravou a declaração em 12 vídeos curtos. Todas foram enviadas pelo ex-presidente do STF para Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula, que encaminhou para o marketing da campanha organizar a sequência na edição. O vídeo completo tem previsão de ser divulgado pelo PT ainda hoje (27).
Metrópoles