Paraíba

Justiça Federal na Paraíba realiza primeira audiência do Brasil no Metaverso

whatsapp-image-2022-09-13-at-15.16.10 Justiça Federal na Paraíba realiza primeira audiência do Brasil no MetaversoA Justiça Federal na Paraíba realizou, nesta terça-feira (13), uma audiência no Metaverso. De acordo com o órgão, a iniciativa é a primeira do tipo em todo o Brasil.

A sessão conciliatória colocou a Caixa Econômica Federal frente a frente, no ambiente de realidade virtual, com uma empresa que foi acionada pela pendência de pagamentos de empréstimos. Os respectivos representantes das partes usaram os avatares customizados em 3D.

O processo do banco contra a empresa tramitava desde 2018 e as partes envolvidas firmaram um acordo que pôs fim à disputa judicial, em menos de 10 minutos.

O supervisor do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Marconi Araújo, que participou da sessão em realidade virtual como mediador, ressaltou a experiência positiva e disse que a nova forma de realizar sessões amplia a acessibilidade para novas ações, dada a semelhança com o real. “É um ambiente que realmente se aproxima do real, pois vemos a movimentação das pessoas, assemelhando-se a uma sala de audiência, como se estivéssemos todos juntos, podendo inclusive se cumprimentar”, afirmou.

“Trata-se de iniciativa de vanguarda, que abre novas alternativas de uso da tecnologia no campo da consensualidade”, afirmou a juíza federal Adriana Nóbrega, que é a coordenadora do Cejusc.

A expectativa da JFPB é de que, nos próximos meses, as pessoas possam selecionar se querem participar de uma sessão totalmente digital e no Metaverso.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar