Política

Segunda pesquisa Ipec para governo da Paraíba: João tem 35%; Pedro, 20%; Veneziano, 15%; e Nilvan, 14%

joao-pedro-veneziano-nilvan Segunda pesquisa Ipec para governo da Paraíba: João tem 35%; Pedro, 20%; Veneziano, 15%; e Nilvan, 14%A 2º pesquisa eleitoral do Ipec, na Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, mostra o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), liderando a corrida eleitoral para o governo do estado, com 35 % de intenção de voto. Um aumento de 3 pontos percentuais, em relação à pesquisa anterior, divulgada no último dia 29 de agosto.

Em seguida, vem Pedro Cunha Lima (PSDB), que passou de 16% para 20% das menções; Veneziano (MDB), com intenções de voto que saíram de 14% para 15%, no levantamento atual; e Nilvan Ferreira (PL), que vai de 15% para 14% das menções.

De acordo com o Ipec, eles continuam empatados tecnicamente, de acordo com a margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Major Fábio (PRTB) e Nascimento (PSTU) oscilam, são citados, mas não atingem 1% das intenções de voto, cada.

Aqueles que declaram que têm intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 9% (eram 12%) e outros 6% estão indecisos (eram 8%). Veja abaixo a evolução.

governo-1 Segunda pesquisa Ipec para governo da Paraíba: João tem 35%; Pedro, 20%; Veneziano, 15%; e Nilvan, 14%
Fonte: Ipec

Espontânea

No recorte espontâneo, quando não há opção dos nomes, João tem 27% da intenções de voto. Pedro vem em seguida, com 13%, Nilvan Ferreira, 9% e Veneziano, 8%. Veja tabela abaixo com evolução.

Veja também  Expectativa de vitória de João Azevêdo continua em 42%, revela pesquisa Ipec para governador da Paraíba
governo-2 Segunda pesquisa Ipec para governo da Paraíba: João tem 35%; Pedro, 20%; Veneziano, 15%; e Nilvan, 14%
Fonte: Ipec

Votos válidos

Quando se considera apenas os votos válidos, que exclui as menções aos votos brancos, nulos e indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos, João tem 41% da intenções; Pedro, 23%; Veneziano 18% e Nilvan, 17%. Veja números na tabela abaixo:

votos-validos-2 Segunda pesquisa Ipec para governo da Paraíba: João tem 35%; Pedro, 20%; Veneziano, 15%; e Nilvan, 14%
Fonte: Ipec

A pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

Ipec

O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.

JORNAL DA PARAIBA

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar