Política

Vereador Cajó apresenta projeto para implantação de programa de apoio á pessoas com câncer, em Monteiro

WhatsApp-Image-2019-02-08-at-11.27.09 Vereador Cajó apresenta projeto para implantação de programa de apoio á pessoas com câncer, em MonteiroAs pessoas portadoras de câncer na cidade de Monteiro tem recebido uma atenção especial por parte do vereador Cajó Menezes através de sua atuação legislativa.

Na última sessão ordinária, o vereador apresentou um Projeto de Lei solicitando a criação e implantação do programa “viver e vencer” destinado às pessoas portadoras de câncer em Monteiro.

De acordo com Cajó, o programa “viver e vencer”, será dedicado à realização de ações para a prevenção do câncer, priorizando o tratamento da doença e a sua prevenção.

“O programa tem como princípio o apoio às pessoas portadoras de câncer e no sentido de orientar, apoiar e integrar os diversos serviços públicos diretos ou conveniados, de tratamento e reabilitação, bem como a integração de ex-pacientes acometidos pela doença, já recuperados ou em recuperação”, explicou o vereador.

De acordo com o projeto, o cidadão alcançado pela Lei, terá direito ao amparo psicológico individual e social durante todo o tratamento e pós-tratamento. O Poder Público estimulará a criação de grupos de autoajuda, formados por pacientes e voluntários, com a finalidade de orientar, ajudar e dar amparo psicológico e emocional nas diversas fases da doença.

“O Projeto visa apoiar, orientar, tratar, reabilitar, reintegrar pacientes e ex-pacientes acometidos pelo câncer, bem como estimular exames preventivos rotineiros nos familiares, são decisivos na saúde pública. É importante estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o controle da doença, divulgar a prevenção e a detecção precoce como formas de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis, informar os participantes dos grupos sobre ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas  no Sistema Único de Saúde”, justificou o vereador.

“É direito de todo cidadão portador de câncer, no âmbito da Cidade de Monteiro, a assistência especial e inclusão no programa viver e vencer, com apoio médico, social ou psicológico em ambiente de carinho, amor, afeto e de nenhuma forma de discriminação ou de isolamento, de modo a estimular comportamentos sociais positivos”, completou Cajó.

O Projeto de Lei do vereador deverá ser aprovado por unanimidade subscrito por todos os demais vereadores, e a expectativa é de que o mesmo seja sancionado e implantado pela gestão municipal.

Vitrine do Cariri com Blog do Fábio Brito

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar