Brasil

Lula sanciona lei que reconhece agentes comunitários e de combate a endemias como profissionais de saúde

lula-cafe-jornalistas-mcamgo-abr-120120231818-6 Lula sanciona lei que reconhece agentes comunitários e de combate a endemias como profissionais de saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa sexta-feira (20) a Lei nº 1.802, de 2019, que reconhece agentes comunitários e agentes de combate a endemias como profissionais de saúde. No evento, ele destacou as cobranças dos movimentos sindicais por direitos trabalhistas e lembrou que o assunto já era tratado na campanha de 2002, quando acabou eleito para seu primeiro mandato.

“Não sei se todos vocês acreditam em destino, não sei se é obra de deus ou o que é, mas essa luta começou em 2002 e se concretiza em 2022, 20 anos depois, exatamente quando começo meu terceiro mandato”, afirmou Lula, embora seu mandato tenha se iniciado em 2023.

O presidente destacou que os trabalhadores contemplados devem muito aos movimentos sindicais, e que os políticos devem ser cobrados. “Eu digo sempre que os movimentos sociais nunca podem ficar quietos e deixar de cobrar. Quero testemunhar na frente de todos os agentes de saúde que isso que vocês estão conquistando hoje nunca deixou ser cobrado pelo Sandrão”, finalizou Lula, citando o sindicalista Sandro Cezar, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Seguridade Social da CUT, presente na cerimônia.

Hoje o Brasil conta com 235 mil agentes comunitários, atuando na prevenção de doenças e na promoção da saúde em ações domiciliares, comunitárias, individuais e coletivas. Os profissionais de combate a endemias somam 61 mil agentes atuando na vigilância epidemiológica e ambiental, na prevenção e no controle de doenças e na promoção da saúde.

Valor Econômico

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar