Política

Público começa a chegar à Esplanada dos Ministérios para posse de Lula

possepalco-599x400 Público começa a chegar à Esplanada dos Ministérios para posse de Lula

As pessoas começam a chegar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a cerimônia de posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º).

São esperadas mais de 300 mil pessoas no evento, para acompanhar a posse e o Festival do Futuro, que contará com shows de mais de 60 artistas.

Para acessar a Praça dos Três Poderes, onde será possível ver Lula discursando e recebendo a faixa presidencial, é preciso chegar antes das 12h30 e passar por uma revista. Apenas 30 mil pessoas terão acesso ao local.

O roteiro prevê a chegada dos chefes de Estado e de governo ao Congresso a partir das 13h45. Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin deverão chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20.

Às 14h30, o presidente e o vice, que foram diplomados no dia 12 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sairão em direção ao Congresso. O percurso deve durar dez minutos, apesar da proximidade.

Por questões relacionadas à segurança, a decisão sobre se os dois desfilarão em carros abertos ou fechados será tomada em momento mais próximo da solenidade.

Lula será recebido na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco.

A sessão solene de posse, no Plenário da Câmara, será iniciada às 15h, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin.

Na sequência, o presidente fará um pronunciamento à nação. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, discursará logo depois. A sessão será encerrada em seguida, e Lula seguirá para a área externa do Congresso, onde lhe serão prestadas honras militares.

Paralelamente aos atos oficiais da posse, vai ser realizado na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas. Da programação desse festival, constará igualmente a transmissão dos eventos da posse por meio de um telão. A festa terá início às 12h.

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar