Mundo

EUA fecham e reabrem espaço aéreo sobre o Lago Michigan por razões de ‘defesa nacional’

alaska-599x400 EUA fecham e reabrem espaço aéreo sobre o Lago Michigan por razões de 'defesa nacional'

Foto do Lago Michigan e da cidade de Milwaukee, em janeiro de 2020

Em menos de 24 horas, o espaço aéreo sobre o Lago Michigan, no norte dos Estados Unidos, foi fechado por motivos de “defesa nacional” e rapidamente reaberto. A segunda vez que isso ocorreu foi neste domingo (12), anunciou a Autoridade de Aviação Civil americana (FAA).

O Lago Michigan é um dos Grandes Lagos no norte do país, perto da divisa com o Canadá.

O fechamento parcial ocorre após três objetos voadores, incluindo um descrito por Washington como um balão espião chinês, terem sido abatidos em uma semana nos Estados Unidos e no Canadá, um dia após uma interdição semelhante em Montana para investigar uma “anomalia de radar”, segundo o exército.

No sábado, um caça F-22 dos EUA derrubou um objeto cilíndrico não identificado no céu do Canadá. Esse foi o segundo em dois dias, e deixou a América do Norte em alerta após a saga de uma semana do balão espião chinês que atraiu atenção do mundo todo.

“Essas aeronaves não identificaram nenhum objeto que correlacionasse com o que mostrou o radar”, disse o Comando Norte Americano de Defesa do Espaço Aéreo (Norad) em um comunicado.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou a derrubada do objeto no território de Yukon, no norte, no sábado, dizendo que as forças canadenses recuperariam e analisariam os destroços.

A ministra da Defesa canadense, Anita Anand, se recusou a especular sobre a origem do objeto, que, segundo ela, tinha um formato cilíndrico.

O presidente norte-americano, Joe Biden, autorizou que o Exército dos EUA trabalhasse com o Canadá para derrubar a nave de grande altitude, após uma ligação entre Biden e Trudeau, disse o Pentágono.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar