Política

Deputados vão ao Ministério Público contra evento do Foro de São Paulo com participação de Lula

00lula-599x400 Deputados vão ao Ministério Público contra evento do Foro de São Paulo com participação de Lula

Presidente Lula (Foto: Reprodução)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou, nesta quarta-feira (28), que protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para pedir a suspensão do evento do Foro de São Paulo, que vai acontecer entre quinta (29) e domingo (2), em Brasília. O encontro terá a participação de mais de 150 representantes de partidos de esquerda da América Latina e do Caribe, inclusive a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A gente tem, por exemplo, os ditadores da Nicarágua, da Venezuela e de Cuba. Enfim, pessoas que defendem não só a ditadura, mas também outros que querem que a América Latina se torne uma coisa só, que derrubem as fronteiras entre os países”, comentou Zambelli em um vídeo publicado nas redes sociais. A representação também é assinada pelo deputado Coronel Meira (PL-CE).

Os parlamentares também questionam a festa junina Arraiá do PT, que vai ser realizada dentro da programação do Foro de São Paulo. “Os ingressos estão sendo vendidos por até R$ 5.000 e, por ocorrer no âmbito de um evento com partidos estrangeiros, viola a Lei dos Partidos Políticos, pois consiste em fraude à vedação de captação de recursos de origem internacional”, justifica o texto da representação.

No caso de o evento não ser suspenso, os parlamentares pedem que seja determinada a proibição da entrada em território nacional de representantes do Partido Comunista de Cuba, do Partido Socialista Unido da Venezuela e da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua.

O MPF confirmou que recebeu a representação. No entanto, o órgão informou à reportagem que o documento não cumpre os requisitos para a solicitação de uma liminar para suspender o evento. O R7 acionou também a assssoria de imprensa do Foro de SP, mas não obteve resposta.

O que é o Foro de São Paulo

A primeira reunião do Foro de São Paulo aconteceu em julho de 1990, após a derrubada do Muro de Berlim, para discutir o posicionamento de políticos e entidades ligados à esquerda no mundo. Na ocasião, 48 partidos e organizações de esquerda de diversos países se reuniram na cidade de São Paulo.

O evento em Brasília é o 26º encontro do grupo — o primeiro presencial desde a pandemia de Covid-19 — e terá como tema “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”.

 

R7

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar