Desenrola Brasil: Meta e Google mantêm links patrocinados com golpes
Plataformas do Google e da Meta (dona do Instagram e Facebook) ganham dinheiro com links patrocinados de fraudes, que aproveitam o interesse pelo programa Desenrola Brasil para enganar pessoas endividadas.
Na Biblioteca de Anúncios da Meta a reportagem encontrou nesta quinta-feira (20) vários desses links — que ontem foram alvo de pedido de exclusão do Ministério Público às empresas.
Alguns dos conteúdos patrocinados se passam por intermediários que ajudam a aderir ao Desenrola. O suposto serviço pode ser oferecido em sites que fingem consultar se a pessoa tem direito ao benefício ou redirecionam a atendimento personalizado falso no WhatsApp.
A reportagem testou um desses sites e chegou a um bot automático no WhatsApp, que checou o CPF repassado e pediu R$ 149 via PIX para resolver a suposta dívida.
No entanto, o governo federal já orientou que as pessoas atendidas atualmente pelo Desenrola (com renda de até R$ 20 mil) não aceitem intermediários e busquem informações apenas com o banco em que são clientes.
O g1 entrou em contato com a Meta e o YouTube, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
G1