Diversas

Desenrola Brasil: Meta e Google mantêm links patrocinados com golpes

anuncio_desenrola-599x400 Desenrola Brasil: Meta e Google mantêm links patrocinados com golpes

 

Anúncio ativo nesta quinta-feira (20) com fraude envolvendo o nome do Desenrola Brasil (Foto: Reprodução/Biblioteca de Anúncios da Meta)

 

Plataformas do Google e da Meta (dona do Instagram e Facebook) ganham dinheiro com links patrocinados de fraudes, que aproveitam o interesse pelo programa Desenrola Brasil para enganar pessoas endividadas.

Na Biblioteca de Anúncios da Meta a reportagem encontrou nesta quinta-feira (20) vários desses links — que ontem foram alvo de pedido de exclusão do Ministério Público às empresas.

Alguns dos conteúdos patrocinados se passam por intermediários que ajudam a aderir ao Desenrola. O suposto serviço pode ser oferecido em sites que fingem consultar se a pessoa tem direito ao benefício ou redirecionam a atendimento personalizado falso no WhatsApp.

A reportagem testou um desses sites e chegou a um bot automático no WhatsApp, que checou o CPF repassado e pediu R$ 149 via PIX para resolver a suposta dívida.

No entanto, o governo federal já orientou que as pessoas atendidas atualmente pelo Desenrola (com renda de até R$ 20 mil) não aceitem intermediários e busquem informações apenas com o banco em que são clientes.

O g1 entrou em contato com a Meta e o YouTube, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar