Política

Nomeação de Celso Sabino como ministro do Turismo é publicada

deputado_celso_sabino_foto_myke_senna_camara_deputados-599x400 Nomeação de Celso Sabino como ministro do Turismo é publicada

Ministro do Turismo, Celso Sabino (Foto: Myke Senna/Câmara dos Deputados )

O governo federal publicou, no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta sexta-feira (14), a nomeação do deputado federal Celso Sabino (União-PA) para o comando do Ministério do Turismo. A ex-ministra Daniela Carneiro volta para a Câmara dos Deputados. Ela foi a deputada do Rio de Janeiro com mais votos nas eleições de 2022.

Sabino foi convidado por Lula para assumir o Turismo em um reunião realizada na última quinta-feira (13), em Brasília. Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que o convite foi aceito. Nas redes sociais, o novo ministro disse que assume a pasta com “responsabilidade, disposição e vontade de fazer”.

A substituição no comando do Turismo já era dada como certa havia cerca de um mês. Atualmente, o União Brasil comanda também os ministérios das Comunicações (Juscelino Filho) e do Desenvolvimento Regional (Waldez Góes). O partido vem pleiteando outros cargos, como o comando da Embratur e o dos Correios. No entanto, ainda não há definição sobre trocas nesses órgãos.

De acordo com interlocutores do Palácio do Planalto, a troca efetiva no Turismo só não ocorreu antes porque Lula queria se reunir com membros da cúpula do União Brasil. Na quarta-feira (12), o presidente se encontrou com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), homem forte do partido, que negociou cargos durante a transição do governo federal no ano passado. Na reunião, o parlamentar apoiou a indicação de Sabino e disse que ele representa consenso na bancada da legenda.

Lula também se reuniu com Daniela, na última semana, no Planalto. A demissão era aguardada na ocasião, mas não ocorreu. No dia, ela pôs o cargo à disposição, e o governo, pela primeira vez, confirmou publicamente a troca na pasta. Em entrevista exclusiva à Record TV nesta quinta-feira (13), o presidente comentou o episódio.

“A [saída da] ministra Daniela já estava prevista. Aliás, a ministra Daniela, eu disse para ela, ela não deveria ter saído do partido. Na hora em que ela sai, fica difícil. Mas eu conversei com a Daniela, e está tudo bem. E está bem também com o companheiro que vai entrar no União Brasil. E penso que o barco vai continuar seguindo nesse mar calmo, tranquilo que nós estamos vivendo”, afirmou Lula.

Com a saída do ministério, Daniela retorna para a Câmara. Ela foi a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro nas eleições do ano passado, com 213,7 mil votos. A agora ex-ministra vai ganhar o cargo de vice-líder, como previa o acordo, e assumir relatorias de projetos importantes para o Executivo neste segundo semestre do ano.

O acordo para a demissão de Daniela envolve a construção de um hospital, uma escola técnica e duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento). Todas as obras seriam feitas em Belford Roxo, município no Rio de Janeiro que é a base da ministra. De acordo com o prefeito da cidade, Waguinho, a ideia do governo é anunciar os investimentos em agosto, durante uma agenda no local.

R7

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar