Política

Oposição protocola projeto que anistia políticos; medida pode beneficiar Bolsonaro

bolsonaro_agencia_brasil_valter_campanato_09071918605-599x400 Oposição protocola projeto que anistia políticos; medida pode beneficiar Bolsonaro

A proposta pode beneficiar Jair Bolsonaro (PL), alvo de uma ação apresentada pelo PDT no TSE que decidiu por torná-lo inelegível. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo)

A oposição protocolou, nesta sexta-feira (30), na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que prevê anistiar políticos que cometeram ilícitos eleitorais civis desde 2016. O autor da proposta é o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS).

A proposta pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), alvo de uma ação apresentada pelo PDT no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que decidiu por torná-lo inelegível por ter se reunido em julho de 2022 com embaixadores no Palácio da Alvorada.

Na ocasião, o ex-presidente fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro.

A defesa de Jair Bolsonaro disse à CNN que as críticas foram com o objetivo de melhorar possíveis falhas e de tornar o sistema mais transparente.

À CNN, o autor do projeto de lei, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), saiu em defesa do ex-presidente e destacou que o projeto de lei não engloba crimes como caixa dois e terrorismo.

“Essa medida do TSE contra Jair Bolsonaro nem crime eleitoral é. Querem calar o maior líder da direita do Brasil. A proposta vai se referir a ilícitos eleitorais civis, não vai englobar crimes como tortura, racismo, caixa dois, lavagem de dinheiro, crimes hediondos, terrorismo e crimes violentos”.

A proposição não engloba casos em que haja políticos envolvidos em corrupção ou ações violentas.

O projeto de lei ainda precisa passar por comissões na Câmara dos Deputados. Se aprovado, segue para análise no plenário da Câmara e, em seguida, é apreciado pelo Senado Federal.

Como se trata de projeto de lei, caso o Congresso aprove a proposta, cabe ao presidente da República sancionar ou não. O Congresso Nacional, isto é, deputados e senadores, pode derrubar um eventual veto presidencial.

 

CNN Brasil

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar